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Objetivos

Capacitar os docentes para a operacionalização da abordagem multinível e do desenho universal para a aprendizagem inerentes ao novo enquadramento legal da escola inclusiva.

Conhecer as medidas de política educativa; Identificar os princípios orientadores para as práticas integradas de gestão flexível do currículo; Abordar os conteúdos da área do saber com base em situações e problemas; Criar impactos positivos na reestruturação do trabalho docente em sala de aula e em particular no que diz respeito as estratégias de diferenciação pedagógica



Conteúdos

1. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, Perfil de ciclo e Perfil de ano; Enquadramento conceptual da educação inclusiva; Desenho universal para a aprendizagem;

2. Abordagem multinível; Medidas de política educativa, ao nível do currículo nacional; Princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo: Flexibilização pedagógica e curricular; Trabalho colaborativo entre professores e cooperativo entre alunos;

3. Trabalho de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; Domínios de Autonomia Curricular;

4. Abordagens pedagógicas interdisciplinares e diferenciadas, centradas nos alunos, e nas aprendizagens essenciais;

5. Conceção e monitorização de projetos num trabalho de natureza colaborativa; Identificação de ações dos docentes e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto – planeamento, desenvolvimento e avaliação;

6. Identificação de potencialidades, desafios e estratégias no âmbito do trabalho cooperativo entre alunos.

Calendarização prevista dos conteúdos

1ª Sessão – 3 horas

Apresentação da ação de formação; dinâmicas de apresentação; Medidas de política educativa, ao nível do currículo nacional; Princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo, Pressupostos Fundamentais da Educação inclusiva

2.ª Sessão – 3 horas

Trabalho em pequenos grupos de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; Exercícios de Planificação do desenho universal para a aprendizagem com base no referencial das aprendizagens essenciais

3ª Sessão – 3 horas

Trabalho em pequenos grupos de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; Exercícios de Planificação do desenho universal para a aprendizagem com base no referencial das aprendizagens essenciais

4ª Sessão – 3 horas 

Estudos de caso. Reflexão em grupo

5ª Sessão - 3 horas

Trabalho em pequenos grupos de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; Exercícios de Planificação do desenho universal para a aprendizagem com base no referencial das aprendizagens essenciais

6ª Sessão – 3 horas 

Estudos de caso. Reflexão em grupo

7ª Sessão – 3 horas 

Conceção e monitorização de projetos num trabalho de natureza colaborativa; Identificação de ações dos docentes e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto – planeamento, desenvolvimento e avaliação; Identificação de potencialidades, desafios e estratégias no âmbito do trabalho cooperativo entre alunos. Reflexão sobre a aplicação das tarefas em sala de aula.

8ª Sessão – 4 horas 

Apresentação de trabalhos; Autoavaliação e Heteroavaliação dos formandos.


Cronograma

AE de Vale de Milhaçostriste25h) (17:45h- 20:45h)

Presencial

21 dezembro - 2h 

19 Janeiro - 3H

9 fevereiro -3h

23 fevereiro-3h

2 março- 3h

16 março-3h

23 março-3h

18 maio-3h

25 maio - 2h


Formador(es)::

Maria do Carmo Reis Perdigão M. M. Ribeiro - CCPFC/RFO-23836/08

: A221923
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-107934/20
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: AE Vale Milhaços
Destinatários: Professores dos Ensinos Básicos e Secundário e Professores de Educação Especial
Critérios de seleção:

Professores do AE Vale Milhaços

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 21 de dezembro de 2022
Data de termino da ação - Certificados: 25 de maio de 2023
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