Objetivos
Capacitar os docentes para a operacionalização da abordagem multinível e do desenho universal para a aprendizagem inerentes ao novo enquadramento legal da escola inclusiva.
Conhecer as medidas de política educativa; Identificar os princípios orientadores para as práticas integradas de gestão flexível do currículo; Abordar os conteúdos da área do saber com base em situações e problemas; Criar impactos positivos na reestruturação do trabalho docente em sala de aula e em particular no que diz respeito as estratégias de diferenciação pedagógica
Conteúdos
1. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, Perfil de ciclo e Perfil de ano; Enquadramento conceptual da educação inclusiva; Desenho universal para a aprendizagem;
2. Abordagem multinível; Medidas de política educativa, ao nível do currículo nacional; Princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo: Flexibilização pedagógica e curricular; Trabalho colaborativo entre professores e cooperativo entre alunos;
3. Trabalho de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; Domínios de Autonomia Curricular;
4. Abordagens pedagógicas interdisciplinares e diferenciadas, centradas nos alunos, e nas aprendizagens essenciais;
5. Conceção e monitorização de projetos num trabalho de natureza colaborativa; Identificação de ações dos docentes e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto – planeamento, desenvolvimento e avaliação;
6. Identificação de potencialidades, desafios e estratégias no âmbito do trabalho cooperativo entre alunos.
Calendarização prevista dos conteúdos
1ª Sessão – 3 horas
Apresentação da ação de formação; dinâmicas de apresentação; Medidas de política educativa, ao nível do currículo nacional; Princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo, Pressupostos Fundamentais da Educação inclusiva
2.ª Sessão – 3 horas
Trabalho em pequenos grupos de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; Exercícios de Planificação do desenho universal para a aprendizagem com base no referencial das aprendizagens essenciais
3ª Sessão – 3 horas
Trabalho em pequenos grupos de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; Exercícios de Planificação do desenho universal para a aprendizagem com base no referencial das aprendizagens essenciais
4ª Sessão – 3 horas
Estudos de caso. Reflexão em grupo
5ª Sessão - 3 horas
Trabalho em pequenos grupos de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; Exercícios de Planificação do desenho universal para a aprendizagem com base no referencial das aprendizagens essenciais
6ª Sessão – 3 horas
Estudos de caso. Reflexão em grupo
7ª Sessão – 3 horas
Conceção e monitorização de projetos num trabalho de natureza colaborativa; Identificação de ações dos docentes e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto – planeamento, desenvolvimento e avaliação; Identificação de potencialidades, desafios e estratégias no âmbito do trabalho cooperativo entre alunos. Reflexão sobre a aplicação das tarefas em sala de aula.
8ª Sessão – 4 horas
Apresentação de trabalhos; Autoavaliação e Heteroavaliação dos formandos.
Cronograma
AE de Vale de Milhaços25h) (17:45h- 20:45h)
Presencial
21 dezembro - 2h
19 Janeiro - 3H
9 fevereiro -3h
23 fevereiro-3h
2 março- 3h
16 março-3h
23 março-3h
18 maio-3h
25 maio - 2h
- Formador: Maria do Carmo Reis Perdigão Matias da Correia
- Formador: Sónia Silva da Costa
Maria do Carmo Reis Perdigão M. M. Ribeiro - CCPFC/RFO-23836/08
Professores do AE Vale Milhaços
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.