Opções de inscrição

Objetivos

Com este curso de formação pretende-se proporcionar o debate, a construção e a operacionalização quer de metodologias e técnicas quer de instrumentos, recursos e produtos pedagógicos e/ou didáticos com vista a resolver problemas concretos e devidamente identificados ao nível da escola e/ou da sala de aula. Assim, pretende-se que os formandos possam vivenciar e explorar as potencialidades das ações educativas de sucesso com vista a:

1. Capacitar, os professores, sobre os processos de ensino baseados na aprendizagem dialógica.

2. Capacitar, os professores, sobre as fases de transformação de um contexto educativo em comunidade de aprendizagem.

3. Capacitar, os professores, sobre a importância de uma prática assente em princípios teóricos e concetuais cientificamente fundamentados.

4. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.


Conteúdos

A ação totaliza 25 horas de formação de caráter teórico-prático, em modalidade presencial e à distância. Organiza-se em 8 sessões a partir dos módulos disponibilizados pelo CREA em formato aberto (registado para Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional - CC BY-NC-ND 4.0). 

1ª Sessão(3h) Presencial– Bases Científicas das comunidades de aprendizagem e a Aprendizagem dialógica.

Apresentação da formação.

Módulo 1- Bases científicas das comunidades de aprendizagem

1.1 Introdução às comunidades de aprendizagem; 1.2 A sociedade da informação; 1.3 Bases científicas das comunidades de aprendizagem;1.4 Ações educativas de sucesso.

Módulo 2- Aprendizagem dialógica

 2.1 Da abordagem individual à comunidade; 2.2 Aprendizagem dialógica; 2.2.1 Diálogo igualitário; 2.2.2 Inteligência cultural; 2.2.3 Transformação; 2.2.4 Dimensão instrumental; 2.2.5 Criação de sentido; 2.2.6 Solidariedade; 2.2.7 Igualdade de diferenças.

2ª Sessão (3h) – Módulo 3–Transformação de um centro educativo numa comunidade de aprendizagem

3.1 Fases de transformação de uma escola em comunidade de aprendizagem; 3.1.1 A sensibilização; 3.1.2 A tomada de decisão; 3.1.3 O sonho; 3.1.4 A seleção de prioridades; 3.1.5 A planificação; 3.2 Organização de uma comunidade de aprendizagem.

3ª Sessão (3h) –Módulo 5 - A multiculturalidade nas comunidades de aprendizagem

5.1 Formas de racismo na convivência; 5.2 A perspetiva comunicativa na igualdade entre as diferenças; 5.3 Diversidade e excelência: ação positiva.

4ª Sessão (3h) –Módulo 6 - Grupos Interativos

6.1 Grupos em sala de aula; 6.1.1 Igualdade de oportunidades no acesso: mistura; 6.1.2 A diversidade a partir da diferença: homogeneização; 6.1.3 Igualdade de oportunidades de acesso e resultados: inclusão; 6.2 Grupos interativos; 6.2.1 Características e funcionamento; 6.2.2 Aprendizagem dialógica em grupos interativos; 6.2.3 O que é e o que não é um grupo interativo; 6.2.4 Impacto dos grupos interativos.

Experimentar um grupo interativo.

5ª Sessão (3h) –Módulo 7 - As Tertúlias Dialógicas

7.1 Tertúlias literárias dialógicas; 7.2 Outras tertúlias dialógicas.

Experimentar uma tertúlia literária dialógica.

6ª Sessão (3h) – Participação Educativa da Comunidade e o Papel dos voluntários

Módulo 8- Participação da comunidade

8.1 Tipos de participação das famílias nas escolas; 8.2 Ações de sucesso na participação educativa da comunidade; 8.2.1 Leitura dialógica; 8.2.2 Extensão do tempo de aprendizagem; 8.2.3 Comissões de trabalho mistas.

Módulo 4 – O papel do voluntariado

4.1 Quem são os voluntários, como é que colaboram e o que é que trazem?

4.2 Coordenação e gestão do voluntariado.

7ª Sessão (3h) – Módulo 9 - A Formação de Familiares e Formação Dialógica de Professores

9.1 Formação de familiares; 9.2 Formação dialógica de professores.

8ª Sessão (4h) Presencial– Módulo 10 - Modelo dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos

10.1 Do modelo disciplinar ao modelo dialógico; 10.2 A socialização preventiva da violência de género.

Avaliação da ação.


Cronograma

Presencial
20 Out e 15 Dez
Online síncrono
27 Out, 3, 10, 17, 24 Nov
... Dez

16:30 – 19:30


Formador(es):: Patrícia Helena Pereira Martins Baltazar - CCPFC/RFO-38445/17
: A221422
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116624/22
Modalidade: Curso de formação
Regime: B-Learning
Local: AE Nun´Álvares / On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção: Exlusiva a professores do AE Nun´Álvares
Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Data de inicio da ação - Certificados: 20 de outubro de 2022
Data de termino da ação - Certificados: 15 de dezembro de 2022
Os visitantes não têm acesso a esta disciplina. Por favor, autentique-se.