Opções de inscrição

Objetivos

- Proporcionar o conhecimento relativo às orientações do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares para a presença em linha das bibliotecas, identificando os princípios teóricos e práticos subjacentes à sua implementação;

- Dotar os professores bibliotecários e outros intervenientes na gestão da presença em linha das bibliotecas escolares de conhecimentos, metodologias e instrumentos necessários a essa implementação;

- Capacitar os professores bibliotecários e outros intervenientes para uma gestão crítica da presença em linha, assente na análise de indicadores e perspetivando sistematicamente a sua melhoria, tendo em vista a qualidade dos serviços prestados;

- Desenvolver as bibliotecas escolares de forma sustentada e estratégica, através da construção/ melhoria da sua presença em linha, melhorando o serviço prestado;

- Partilhar conhecimentos e experiências entre formandos.



Conteúdos

1.ª e 2ª sessões (3 horas síncronas + 4 horas assíncronas) Razões que justificam a presença em linha da biblioteca escolar: 

Apresentação dos formandos. Conteúdos, metodologia e avaliação dos formandos. Familiarização com a plataforma digital de suporte curso. 

• A missão da Biblioteca Escolar no contexto da escola atual. As prioridades de trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares. 

• Transição Digital e o papel das bibliotecas escolares (BE): O papel das BE no contexto do desenvolvimento digital; Biblioteca híbrida do ponto de vista da conceção e dos serviços; Presença em linha e serviços de referência on-line.  

•A presença em linha das bibliotecas escolares, uma visão global: propósito / públicos / objetivos / condições humanas e materiais / gestão 

.3.ª e 4ª sessões (4 + 4 horas assíncronas) Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares. Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares 

• Apresentação das reflexões realizadas. 

• Definição de uma estratégia de comunicação; 

• Canais de comunicação 

• Definição de um canal principal 

• Canais secundários a equacionar 

• Serviços a desenvolver: Serviço de referência, a curadoria de conteúdos, tipos de recursos a disponibilizar, projetos desenvolvidos, serviço cultural, ... 

• Ferramentas a utilizar

5ª e 6ª sessões (4 + 4 horas assíncronas) - Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares II 

• Apresentação da reflexão realizada após as leituras propostas. 

• Definição de uma linha editorial: identidade/ grafismo/ linguagem/ créditos 

• Serviço de referência a distância: chat, email, fórum, redes sociais, sistema de mensagem instantânea e mensagem áudio, videoconferência. 

• Normas e princípios 

• Proteção de dados pessoais / política de privacidade 

• Direitos de autor e direitos conexos • Acessibilidades

7.ª sessão ( 4 horas assíncronas) Consolidação da presença em linha das bibliotecas escolares 

• Apresentação das reflexões realizadas através das leituras e das dinâmicas propostas. . 

• Indicadores de execução e de sucesso; 

• Reporte; 

• Evolução e melhoria.


8.ª sessão (3 horas síncronas) Apresentação da Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares  

• Apresentação das propostas sobre a presença em linha a implementar 

• A necessidade da existência de um plano de conteúdos periódico; 

• Elaboração de um plano de ação estratégico; 

• Avaliação da ação.



Cronograma

Sessão

Data

N.º de horas

Tipo de sessão

Horário

1

20/10

2h+1h

A distância síncrona (2h) + Assíncrona (1h)

16h00 – 18h00

2

27/10

4h

Assíncrona

 

3

10/11

4h

Assíncrona

 

4

24/11

4h

Assíncrona

 

5

15/12

1h+3h

A distância síncrona (1h) + Assíncrona (3h)

16h00 – 17h00

6

5/01

4

Assíncrona

 

7

19/01

4

Assíncrona

 

8

9/02

3

Síncrona

16h00 – 19h00


Formador(es):: João Paulo da Silva Proença - CCPFC/RFO-11232/00
: A221123
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114698/22
Modalidade: Oficina de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Critérios de seleção dos formandos:

1 – Professores bibliotecários do concelho;

2 – Professores bibliotecários de outros concelhos.

3 – Professores e Educadores, membros das equipas das Bibliotecas Escolares e com responsabilidade na gestão da presença em linha das Bibliotecas Escolares.   


Vagas: 20
Carga horária presencial: 30
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Data de inicio da ação - Certificados: 20 de outubro de 2022
Data de termino da ação - Certificados: 9 de fevereiro de 2023
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