Objetivos
- Proporcionar o conhecimento relativo às orientações do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares para a presença em linha das bibliotecas, identificando os princípios teóricos e práticos subjacentes à sua implementação;
- Dotar os professores bibliotecários e outros intervenientes na gestão da presença em linha das bibliotecas escolares de conhecimentos, metodologias e instrumentos necessários a essa implementação;
- Capacitar os professores bibliotecários e outros intervenientes para uma gestão crítica da presença em linha, assente na análise de indicadores e perspetivando sistematicamente a sua melhoria, tendo em vista a qualidade dos serviços prestados;
- Desenvolver as bibliotecas escolares de forma sustentada e estratégica, através da construção/ melhoria da sua presença em linha, melhorando o serviço prestado;
- Partilhar conhecimentos e experiências entre formandos.
Conteúdos
1.ª e 2ª sessões (3 horas síncronas + 4 horas assíncronas) Razões que justificam a presença em linha da biblioteca escolar:
Apresentação dos formandos. Conteúdos, metodologia e avaliação dos formandos. Familiarização com a plataforma digital de suporte curso.
• A missão da Biblioteca Escolar no contexto da escola atual. As prioridades de trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares.
• Transição Digital e o papel das bibliotecas escolares (BE): O papel das BE no contexto do desenvolvimento digital; Biblioteca híbrida do ponto de vista da conceção e dos serviços; Presença em linha e serviços de referência on-line.
•A presença em linha das bibliotecas escolares, uma visão global: propósito / públicos / objetivos / condições humanas e materiais / gestão
.3.ª e 4ª sessões (4 + 4 horas assíncronas) Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares. Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares
• Apresentação das reflexões realizadas.
• Definição de uma estratégia de comunicação;
• Canais de comunicação
• Definição de um canal principal
• Canais secundários a equacionar
• Serviços a desenvolver: Serviço de referência, a curadoria de conteúdos, tipos de recursos a disponibilizar, projetos desenvolvidos, serviço cultural, ...
• Ferramentas a utilizar
5ª e 6ª sessões (4 + 4 horas assíncronas) - Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares II
• Apresentação da reflexão realizada após as leituras propostas.
• Definição de uma linha editorial: identidade/ grafismo/ linguagem/ créditos
• Serviço de referência a distância: chat, email, fórum, redes sociais, sistema de mensagem instantânea e mensagem áudio, videoconferência.
• Normas e princípios
• Proteção de dados pessoais / política de privacidade
• Direitos de autor e direitos conexos • Acessibilidades
7.ª sessão ( 4 horas assíncronas) Consolidação da presença em linha das bibliotecas escolares
• Apresentação das reflexões realizadas através das leituras e das dinâmicas propostas. .
• Indicadores de execução e de sucesso;
• Reporte;
• Evolução e melhoria.
8.ª sessão (3 horas síncronas) Apresentação da Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares
• Apresentação das propostas sobre a presença em linha a implementar
• A necessidade da existência de um plano de conteúdos periódico;
• Elaboração de um plano de ação estratégico;
• Avaliação da ação.
Cronograma
Sessão |
Data |
N.º de horas |
Tipo de sessão |
Horário |
1 |
20/10 |
2h+1h |
A distância síncrona (2h) + Assíncrona (1h) |
16h00 – 18h00 |
2 |
27/10 |
4h |
Assíncrona |
|
3 |
10/11 |
4h |
Assíncrona |
|
4 |
24/11 |
4h |
Assíncrona |
|
5 |
15/12 |
1h+3h |
A distância síncrona (1h) + Assíncrona (3h) |
16h00 – 17h00 |
6 |
5/01 |
4 |
Assíncrona |
|
7 |
19/01 |
4 |
Assíncrona |
|
8 |
9/02 |
3 |
Síncrona |
16h00 – 19h00 |
- Formador: João Paulo Proença
Critérios de seleção dos formandos:
1 – Professores bibliotecários do concelho;
2 – Professores bibliotecários de outros concelhos.
3 – Professores e Educadores, membros das equipas das Bibliotecas Escolares e com responsabilidade na gestão da presença em linha das Bibliotecas Escolares.