Opções de inscrição

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem ser capazes de:

Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática;

Estar capacitados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Básico; 

Realizar experiências de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e alertados para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o 2.º ciclo do Ensino Básico.

Conteúdos

Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas AE 2021 (2 sessões de 2,5h cada):

- Caracterização das novas AE de Matemática

- Articulação entre os temas nas novas AE de Matemática

- Reflexos dos princípios nas opções curriculares das novas AE de Matemática

Serão propostas tarefas que permitirão trabalhar as novas AE segundo diversos ângulos.



Articulação entre diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas transversais, incorporando as capacidades e atitudes gerais transversais (5 sessões de 2,5h cada):

- Conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) que uma dada tarefa preferencialmente pode promover

- Análise de produções de alunos

- Feedback oral e escrito a fornecer pelo professor

- Recursos, em particular tecnológicos, e suas potencialidades 

Serão propostas tarefas de formação constituídas por tarefas a propor aos alunos, e um conjunto de questões que incidem sobre o ensino da Matemática, a partir das características da tarefa dos alunos, de produções de alunos, de episódios de sala de aula, de notas de campo de aulas realizadas no âmbito da operacionalização destas novas AE. 


Práticas de ensino promotoras do desenvolvimento integrado de temas matemáticos, capacidades matemáticas transversais e capacidades e atitudes gerais transversais (3 sessões de 2,5h cada):

- Planificação (objetivos de aprendizagem, tarefas, formas de as explorar e recursos, em particular ferramentas tecnológicas)

- Operacionalização (dinâmica da aula; papel do professor e dos alunos, discussão em grande grupo)

- Reflexão (aprendizagens realizadas, dificuldades reveladas pelos alunos e ações do professor, identificação de aspetos a melhorar, causas e aperfeiçoamentos para futuro).


Cronograma
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Formador(es):: Ana Cristina de Araújo Abreu - CCPFC/RFO-19947/05
: A220323
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: CFAE Seixal
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 230 - Matemática e Ciências da Natureza
Critérios de seleção: Professores indicados plela direção da Escola/Agrupamento
Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do grupo 230.
Data de inicio da ação - Certificados: 20 de setembro de 2022
Data de termino da ação - Certificados: 28 de fevereiro de 2023
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