Objetivos

A Perturbação de Hiperatividade e Deficit de Atenção (PHDA) constitui uma das problemáticas do Neuro desenvolvimento mais prevalentes em contexto escolar, com impacto significativo nas aprendizagens, no comportamento e na adaptação socioemocional nas crianças e jovens. O crescente número de alunos sinalizados com esta condição exige que os profissionais de educação estejam devidamente sensibilizados e preparados para intervir de forma ajustada, cientifica e pedagógica.

Neste sentido, a presente iniciativa da ACD surge como uma disseminação dos conhecimentos adquiridos na formação realizada na Turquia, no âmbito do Programa Erasmus+, permitindo transmitir e adaptar boas práticas e abordagens inovadoras ao contexto nacional.

Os conteúdos da formação têm aplicação prática imediata no trabalho diário com os alunos, potenciando estratégias de diferenciação pedagógica, adequação de metodologias e práticas de inclusão, alinhadas com os princípios do perfil dos alunos à saída da escolaridade Obrigatória e com as orientações legais em vigor.

Os materiais e referenciais a disseminar baseiam-se em investigação atualizada e em práticas reconhecidas internacionalmente na área do neuro desenvolvimento e da psicopedagogia, garantido a fiabilidade e relevância dos conteúdos transmitidos.

Esta Ação está estruturada para promover a reflexão critica, partilha de experiência e desenvolvimento de competências práticas dos formandos, valorizando a integração entre teoria e prática.

Assim, esta Ação justifica-se pela pertinência e atualidade do tema , pela necessidade de dotar os profissionais de ferramentas validadas para responder aos desafios que a PHDA coloca em contexto educativo e pelo compromisso em assegurar uma educação mais inclusiva, equitativa e cientificamente sustentada.

Conteúdos

i. Plano de formação Erasmus+ do AE Pedro Eanes Lobato

ii. Partilha de experiências das mobilidades realizadas no ano letivo 2024/2025: Cursos estruturados

iii. Operacionalização do projeto Erasmus+ do AE Pedro Eanes Lobato no ano letivo 2025/2026

Cronograma

Mês

Dia

Ano

Horário

Nº Sessão

Total Horas

novembro

18

2025

16:30 às 19:30

1

3

 novembro

 25 

2025

 16:30 às 19:30

 2

 3



Formador(es)::

Isabel Tomázio Correia /Mestrado

Gabriela Leite / Mestrado

: ACD2511
Registo de acreditação: 2526ACD2511
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: Presencial
Local: EB de 2º e 3º ciclo Pedro Eanes Lobato
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Professores do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato

Vagas: Sem limite
Carga horária presencial: 6
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 18 de novembro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 25 de dezembro de 2025