Objetivos
Quando se trata de imagens, cada parâmetro é importante: a composição, as cores, a textura até. Não há pormenor insignificante. Criar uma imagem é colocar o leitor à frente de uma janela, a uma certa distância de um objeto, quer seja um casal sentado num banco, um pássaro num ramo, etc. Esta distância também não deve nada ao acaso, é quase uma questão moral. Podemos ser abusivos ao olharmos por cima do ombro de alguém, ou respeitosos ao deixarmos em paz um casal de namorados.
Seja uma pintura, uma banda desenhada, um filme, ou uma publicidade, a construção das imagens é igual e todas respondem à mesma funcionalidade: comunicar. Um álbum ilustrado não é exceção. Uns são cativantes, outros não, alguns têm uma função específica, mas não todos. Então, qual é a receita para uma boa imagem, ou um bom álbum ilustrado, se é que existe alguma?
As imagens podem questionar-nos, mas a sua articulação com o texto também. Ler um livro ilustrado parece fácil, mas talvez seja muito mais complicado ou subtil do que parece. É sobretudo esta a questão de que nos ocuparemos neste curso, através de exemplos específicos e de um pouco de análise semiótica.
ConteúdosConceitos, práticas e aplicações - Leitura de Imagens Gráficas;
Tipologia e uso;
Técnicas de Leitura de Imagens. Elementos de composição e interpretação;
Ferramentas e Recursos de Leitura e interpretação;
Aplicações Práticas.
Cronograma
Mês |
Dia |
Ano |
Horário |
Nº Sessão |
Total Horas |
Março |
11 |
2025 |
18:30/20:30 |
01 |
2 |
Março |
18 |
2025 |
18:30/20:30 |
02 |
2 |
Março |
25 |
2025 |
18.30/20.30 |
03 |
2 |

- Formador: Nicolau João Gonçalves Borges
Regina Duarte / Doutorada
Andreia Brites / Mestre
Elisabete Soalheiro /Mestre
Esta ação é realizada em parceria com o Programa Nacional Leitura
Para aprovação da sua candidatura na ACD Como ler imagens em álbuns ilustrados, é requisito a inscrição junto do PNL2027, aqui.

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
