Objetivos
Compreender as abordagens pedagógicas em ambiente digital de acordo com a intencionalidade pedagógico do uso dos instrumentos / ferramentas / aplicações tecnológicas.
Compreender as metodologias de ensino e de aprendizagem em ambiente digital.
Avaliar as ferramentas tecnológicas de acordo com as abordagens pedagógicas a implementar.
Perspectivar questões técnicas relacionadas com a segurança e privacidade no uso dos instrumentos / ferramentas / aplicações tecnológicos e da Inteligência Artificial.
A personalização do ensino com impacto no processo de aprendizagem dos alunos (tanto numa perspectiva de inclusão como de educação especial).
Compreender os direitos autorais e o licenciamento creative commons 4.0.
Criar recursos educacionais abertos respeitando a personalização, os direitos autorais e sob licenciamento Creative Commons e fazendo um bom uso dos instrumentos / ferramentas / aplicações tecnológicos e da Inteligência Artificial.
Conteúdos
Introdução : Que escola queremos construir? Que cidadãos queremos deixar para o mundo? - debate sobre a importância da colaboração e do uso da colaboração entre docentes e entre alunos.
Módulo 1: Aprender, com o uso das tecnologias, é para todos
- Personalização do processo de aprendizagem e Desenho Universal para a Aprendizagem,
- Tecnologias de Apoio,
- Metodologias mistas (analógicas e digitais) para alunos com Necessidades Específicas
Módulo 2: Metodologias ativas e ferramentas / aplicações para a sua viabilização
1. Metodologias:
- Metodologia de projeto,
- Sala de aula invertida,
- Gamificação e game based learning,
- Metodologias colaborativas
- Estações
2. Ferramentas / aplicações:
- Padlet,
- Scratch e OctoStudio,
- Edpuzzle,
- Audacity e Wondershare Filmora
- Canva,
- Wordwall, Genially,
- Learning Apps
entre outras a indicar e/ou explorar
Módulo 3: Realidade virtual, realidade aumentada e estendida e Inteligência Artificial (ferramentas e aplicações para este fim)
- Framevr + Cospaces
- Ferramentas de IA + AI Magic School
Módulo 4: Legalidade e ética
- Legalidade e ética associada ao uso das tecnologias digitais e da IA
- Direitos autorais e licenciamento Creative Commons,
- Privacidade e segurança dos dados,
- Segurança na Internet
- Legalidade e ética no uso da IA,
- Ética profissional no uso dos dados dos alunos versus RGPD do AE
Cronograma
Datas e Horário
Janeiro - 28 (2 h.), 3. f
Fevereiro - 25 (2 h.), 3. f
- 27 (2 h.), 5. f
Março - 25 (2 h.), 3. f
- 27 (2 h.), 5. f
Abril - 22 (2 h.), 3. f
- 29 (2 h.), 3. f
Maio - 27 (2 h.), 3. f
- 29 (2 h.), 5. f
Junho - 24 (2 h.), 3. f
- 26 (2 h.), 5. f
Julho - 15 (3 h.), 3. f. *
18:30 às 20:30 (de janeiro a junho)
14 às 17h (julho) *
* sujeite a confirmação / alteração

- Formador: José plácido
- Formador: Cecília Tomás
CECÍLIA CRISTINA DOS REIS TOMÁS - CCPFC/RFO-09988/00
JOSÉ MANUEL PIRÃO PLÁCIDO - CCPFC/RFO-12381/01
Exclusiva a professores do AE Dr. António Augusto Louro.
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.