Objetivos

A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.

O Programa de Intervenção Neurocognitiva para o pré-escolar (PINC-P) está ligado à Bateria de Avaliação Cognitiva Básica e Executiva para o Pré-escolar (BACBE-P) da EPIS, uma vez que esta sinaliza os alunos que necessitam deste Programa. O PINC-P é constituído por 4 tarefas distintas baseadas em treinos cognitivos validados cientificamente, onde funções cognitivas básicas e executivas são treinadas de forma integrada, não havendo uma perspetiva de isolamento funcional, no sentido de promover um desenvolvimento adequado de todas as crianças e de aumentar a prontidão para a aprendizagem, facilitando, assim, uma transição bem-sucedida para o 1º ciclo do ensino básico.

Conteúdos

I. Estrutura, materiais e procedimentos relativos às atividades de treino do Programa de Intervenção Neurocognitiva para o pré-escolar (PINC-P) da EPIS:

1. O Rebanho do Pastor Pedro 

2. O Sapinho Saltitão 

3. Os óculos do Professor Mocho 

4. Os Animais Desportistas 

II. Registo da evolução dos alunos na Plataforma EPIS

III. Análise dos Resultados obtidos pelos alunos


Cronograma

Mês

Dia

Ano

Horário

Nº Sessão

Total Horas

novembro

  27

2024

9h30 – 12h30

14h30 - 17h30

 1

2

 6


Local:
CAIES - Centro de Apoio à Incubação de Empresas de Sesimbra - Sala de Formação - Avenida João Paulo II, n.º 6, Santana; 2970-002 Sesimbra

Formador(es)::

Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10

Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11


: ACD2417
Registo de acreditação: 2425ACD2417
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: Presencial
Local: CAIES
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Exclusiva aos mediadores EPIS

Vagas: 20
Carga horária presencial: 6
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Em parceria com a EPIS - Associação Empresários pela Inclusão

Data de inicio da ação - Certificados: 27 de novembro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 27 de novembro de 2024