Objetivos
A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.
O Programa de Intervenção Neurocognitiva para o pré-escolar (PINC-P) está ligado à Bateria de Avaliação Cognitiva Básica e Executiva para o Pré-escolar (BACBE-P) da EPIS, uma vez que esta sinaliza os alunos que necessitam deste Programa. O PINC-P é constituído por 4 tarefas distintas baseadas em treinos cognitivos validados cientificamente, onde funções cognitivas básicas e executivas são treinadas de forma integrada, não havendo uma perspetiva de isolamento funcional, no sentido de promover um desenvolvimento adequado de todas as crianças e de aumentar a prontidão para a aprendizagem, facilitando, assim, uma transição bem-sucedida para o 1º ciclo do ensino básico.
ConteúdosI. Estrutura, materiais e procedimentos relativos às atividades de treino do Programa de Intervenção Neurocognitiva para o pré-escolar (PINC-P) da EPIS:
1. O Rebanho do Pastor Pedro
2. O Sapinho Saltitão
3. Os óculos do Professor Mocho
4. Os Animais Desportistas
II. Registo da evolução dos alunos na Plataforma EPIS
III. Análise dos Resultados obtidos pelos alunos
Mês |
Dia |
Ano |
Horário |
Nº Sessão |
Total Horas |
novembro |
27 |
2024 |
9h30 – 12h30 14h30 - 17h30 |
1 2 |
6 |
Local:
CAIES - Centro de Apoio à Incubação de Empresas de Sesimbra - Sala de Formação - Avenida João Paulo II, n.º 6, Santana; 2970-002 Sesimbra
- Formador: Paulo Nossa
- Formador: Nuno Palma
Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10
Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11
Exclusiva
aos mediadores EPIS
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Em parceria com a EPIS - Associação Empresários pela Inclusão