Objetivos

O objetivo geral desta acção é promover a excelência na educação, através da inovação pedagógica e da integração as ferramentas das T.I.C. em cenários e percursos de aprendizagem ativa. 

São objetivos específicos desta acção:

a) Identificar os principais desafios da educação e as necessidades dos alunos da sociedade atual;

b) Estimular a reflexão e a partilha sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que promovam a qualidade do processo educativo;

c) Cimentar hábitos de trabalho colaborativo e interdisciplinar na projeção e conceção de actividades sustentadas por metodologias ativas.

d) Sensibilizar os docentes para as vantagens da integração das novas tecnologias e recursos digitais em cenários de aprendizagem;

e) Delinear percursos de aprendizagem baseados na resolução de problemas do mundo real, na autorregulação e na inovação, partindo de rubricas e árvores de decisão;

f) Conceber e implementar estratégias de monitorização, avaliação e comunicação junto dos alunos;


Conteúdos

Módulo 1. Contextualização da Ação (3h presenciais+ 3h assíncronas) 

1 Apresentação da oficina; 

2 Apresentação das ferramentas Moodle® e Padlet®.

3 Enquadramento das políticas educativas (PASEO; DigCompEdu)

4 Diagnóstico (SELFIE);

5 Recursos Educativos Digitais (RED). 


Módulo 2. Educação na era digital (3h presenciais+ 3h assíncronas) 

1 Desafios para a educação no século XXI;

2 Práticas de ensino inovadoras e competências da era digital;

3 A utilização de LMS (Learning Management System);

4 Avaliação das aprendizagens: avaliação com recurso a soluções digitais;

5 Envolvimento profissional: Inovação na prática pedagógica. Processos de liderança na era digital;


Módulo 3. A construção de conhecimento (3h presenciais+ 3h assíncronas) 

1 A importância da construção de conhecimento;

2 Rúbrica relativa à construção de conhecimento: critérios e a árvore de decisão;

3 Aplicações e recursos digitais que favorecem e sustentam a construção de conhecimento;

4 Planificação de atividades de aprendizagem que se centram na construção do conhecimento;

5 A integração de novas tecnologias como elemento transformador de percursos de aprendizagem e da forma como alunos constroem conhecimento.

6 Rúbrica relativa à integração de novas tecnologias: critérios e a árvore de decisão;


Módulo 4. Aprender em colaboração (3h presenciais+ 3h assíncronas) 

1 A importância do trabalho colaborativo;

2 Rúbrica relativa ao trabalho colaborativo: critérios e a árvore de decisão;

3 Aplicações e recursos digitais que favorecem e sustentam o trabalho colaborativo;

4 Planificação de atividades de aprendizagem que se centram no trabalho colaborativo.


Módulo 5. Inovação pedagógica e a resolução de problemas reais (3h presenciais+ 3h assíncronas) 

1 A importância da resolução de problemas e a inovação do mundo real;

2 Rúbrica relativa à Inovação pedagógica e à resolução de problemas reais: critérios e a árvore de decisão;

3 Aplicações e recursos digitais que beneficiam a resolução de problemas reais;

4 Planificação de atividades de aprendizagem que assentam na resolução de problemas reais e na inovação.


Módulo 6. Comunicação eficiente (3h presenciais+ 3h assíncronas) 

1 A importância da comunicação eficiente;

2 Rúbrica relativa à comunicação eficiente: critérios e a árvore de decisão;

3 Aplicações e recursos digitais que apoiam a comunicação eficiente;

4 Planificação de atividades de aprendizagem que respeitam uma comunicação eficiente.


Módulo 7. Autorregulação (3h presenciais+ 3h assíncronas) 

1 A importância da autorregulação;

2 Rúbrica relativa à autorregulação: critérios e a árvore de decisão;

3 Aplicações e recursos digitais que favorecem a autorregulação nos alunos;

4 Planificação de atividades de aprendizagem que estimulam a autorregulação nos alunos.


Módulo 8. Apresentação final e reflexão crítica (4h presenciais+ 4h assíncronas)

1 Apresentação, partilha e apreciação dos materiais produzidos; 

2 Reflexão crítica sobre a ação de formação;

3 Planificação e implementação de um percurso de aprendizagem.



Cronograma


1.ª Sessão

29/10

1.º Semestre

Presencial

Terças-feiras

14h30

Local: Auditório EBVM

2.ª Sessão

05/11

3.ª Sessão

19/11

4.ª Sessão

26/11

5.ª Sessão

10/12

6.ª Sessão

07/01

7.ª Sessão

14/01

 8.ª Sessão

04/02





Formador(es)::

Sérgio Eduardo Raposo Paes - CCPFC/RFO-42142/23

: A242225
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120328/23
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: AE Vale Milhaços
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:

Exclusiva a professores indicados AE Vale Milhaços - grupo 110, titulares com 1.° e 2.° anos

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 29 de outubro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 4 de fevereiro de 2025