Objetivos
Objetivos a atingir (máx. 750 caracteres)
- Conhecer as características clínicas da população com PEA.
- Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens em contexto de sala de aula.
- Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens.
- Organizar e desenvolver programas de intervenção de acordo com as necessidades educativas individuais e tendo em conta o perfil de funcionalidades da criança/jovem com PEA.
Conteúdos
1- Caracterização das Perturbações do Espetro Autista.
1.1- Noção de “espetro do autismo” – do autismo de Canner ao autismo de elevado funcionamento.
1.2- Critérios de avaliação diagnóstica nas PEA (DSM5).
1.3- Características Clínicas
1.3.1- A tríade clínica
1.3.2- Sensibilidade sensorial
1.3.3- Capacidades cognitivas
1.3.4- Disfunção motora
2- A intervenção em diferentes contextos educativos.
3- Estratégias para a promoção de aprendizagens.
4- Elaboração de programas de intervenção de acordo com as necessidades educativas individuais e tendo em conta o perfil de funcionalidades da criança/jovem com PEA – O Dec. Lei 54/2018, alterado pela Lei 116/2019 de 13 de setembro.
5- Apresentação de casos.
Cronograma
8, 15, 22, 29 Out,
5, 12, 19 Nov,3 Dez
18:30 – 21:30
- Formador: Ana Paula Caeiro
Ana Paula Pereira Simão Rodrigues Caeiro - CCPFC/RFO-35480/15
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.