Objetivos

Compreender os conceitos básicos da IA

Identificar as principais aplicações da IA na educação

Desenvolver estratégias para usar a IA em sala de aula

Criar recursos didáticos de forma eficiente, permitindo que os professores possam se concentrar em fornecer uma educação de qualidade para seus alunos.

Desenvolver material didático personalizado para a Geografia, interligando com as disciplinas de História e Ciências adequado a estratégias de ensino inovadoras.

Avaliar o desempenho académico dos alunos, permitindo que os professores possam fornecer feedbacks mais precisos e personalizados.

Demonstrar como a IA pode otimizar a preparação de materiais didáticos.

Capacitar os professores a integrar ferramentas de IA em suas práticas pedagógicas.


Conteúdos

O presente curso tem como principais objetivos o desenvolvimento de competências dos docentes de forma a acrescentar valor às aulas de Geografia, História, Ciências Naturais e Físico-químicas. Estas são disciplinas apresentam aprendizagens que se complementam.

Introdução à IA: Uma visão geral do que é a IA e como ela pode ser usada na sala de aula.

Aplicações da IA na educação: Dar exemplos concretos de aplicações que utilizam a IA e de que forma podem potenciar um ensino de qualidade. (Ex. Canva, Quizizz, Educaplay, MagicSchool entre outras)

Desenvolvimento de material didático: Através de exemplos práticos permitir que os formandos criem recursos didáticos para as suas disciplinas através da utilização da IA.

Avaliação do desempenho académico dos alunos: Demonstração de exemplos práticos de como a IA pode ser usada para avaliar o desempenho dos alunos, permitindo que os professores possam fornecer feedbacks mais precisos e personalizados.

Ética em IA: Reflexão sobre as implicações éticas da IA na educação e como os professores podem ajudar os alunos a entender essas questões.

É através da gestão flexível do currículo, do trabalho colaborativo dos professores sobre o currículo, do acesso e participação dos alunos no seu próprio processo de formação e construção de vida, que é possível explorar temas atuais como o ambiente e sociedade, contrastes de desenvolvimento e demográficos, entre outros. É importante apostar na formação do aluno como cidadão do século XXI, que desenvolve a sua ação para o desenvolvimento, numa perspetiva globalizante, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, reduzindo os riscos da sustentabilidade que afetam o planeta e o ser humano.

Cronograma

Sessões síncronas

8, 15, 22, 29 Out,
12 Nov

18:30 – 21:30


Formador(es)::

Paulo Alexandre Almeida Santos - CCPFC/RFO-26229/09

: A241524T1
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123910/24
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:

Exclusiva para os Professores dos Grupos 200, 230, 400, 420, 510, 520

Vagas: 15
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 8 de outubro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 12 de novembro de 2024