Objetivos

- Reconhecer a importância do ambiente educativo (espaço, materiais, rotinas...)  e da função do educador, enquanto elementos fundamentais na promoção do bem-estar e desenvolvimento de aprendizagens significativas para as crianças; 

- Conhecer e utilizar diferentes estratégias e modalidades de interação com as crianças, promovendo uma escuta ativa, no respeito pelos seus direitos, identidades, interesses e necessidades;  

- Promover a melhoria das práticas pedagógicas no que respeita à participação e envolvimento das crianças, das equipas (e famílias) enquanto parceiros na construção e desenvolvimento de um currículo participado e cooperado;   

- Mobilizar as experiências das formandas no domínio da sua intervenção pedagógica, promovendo o debate, a partilha e a reflexão cooperada sobre as práticas e as conceções teóricas que as sustentam.    

Conteúdos

Ser profissional de Educação de Infância, hoje: que questões e desafios?

Ambiente educativo: como organizar e cuidar?

    - A função e o desafio dos espaços e materiais

    - As rotinas e o quotidiano pedagógico

   - O lugar da criança e da Equipas

Agir no quotidiano pedagógico: como envolver as crianças e a equipa?

    -  A Escuta e participação da criança (direitos, identidades múltiplas, interesses e necessidades)

    - Planear e avaliar a intervenção com as crianças

    - Observar, registar e documentar a ação e a voz das crianças 

Projetos de aprendizagem: aprender o quê e para quê?

- Os projetos enquanto estratégia para uma aprendizagem autónoma e cooperada   

- Metodologias, princípios, fases e desenvolvimento de um projeto

- Comunicar e divulgar: envolvimento das famílias e comunidade

Cronograma

7, 14, 21, 28 Out,
4, 11, 18, Nov,
2 Dez
18:30 – 21:30



Formador(es):: Maria Manuela de Sousa Matos - CPPFC/RFO–00855/97
Isabel Maria Tomázio Correia - CCPFC/RFO–08653/99
Maria Teresa Elvas de Matos - CCPFC/RFO–003224/97
: A241424
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123661/24
Modalidade: Oficina de formação
Regime: B-Learning
Local: Online / Escola Secundária da Amora - Pav F
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 100 - Educação Pré-Escolar
Grupo disciplinar: 910 - Educação Especial
Critérios de seleção:


Vagas: 20
Carga horária presencial: 28
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 100 e 910

Data de inicio da ação - Certificados: 7 de outubro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 2 de dezembro de 2024