Objetivos

Aprofundar o objeto de estudo e as metodologias de ativas para o aperfeiçoamento do exercício da profissão de docente; 

Utilizar métodos e técnicas ativas nomeadamente a metodologia de projeto; 

Desenvolver a metodologia de projeto no contexto da sala de aula com o objetivo de desenvolver diferentes competências nos alunos como: observar, recolher, medir, descrever, registar, classificar, apresentar conclusões e comunicar


Conteúdos

1ª e 2ª sessão 

Apresentação teórico-prática dos diferentes passos de desenvolvimento do projeto. Pretende-se que os formandos experimentem as várias técnicas, que posteriormente irão concretizar desenvolvendo o projeto com os seus alunos

– como vejo o Pátio

É uma atividade desenvolvida dentro e fora da sala de aula que promove o desenvolvimento da literacia espacial (mapa mental), a numeracia e o tratamento da informação desenhada – capacidade de síntese.

1ª Tarefa – Desenhar um mapa mental do pátio da escola

Cada aluno deve desenhar o mapa mental do pátio da sua escola numa folha de papel. Sugere-se que seja pedido aos alunos para identificarem os elementos desenhados escrevendo o nome junto destes.

2ª Tarefa – Preencher a Ficha de Registo relativa ao mapa mental

Para os alunos do 1º Ano do 1º Ciclo o professor deve ajudar a preencher e/ou acompanhar o preenchimento do quadro. 

3ª Tarefa – Observar, registar e orientar na planta do pátio da escola 

Depois orientar a planta para o ponto cardeal NORTE com o auxílio da Bússola.

4ª Tarefa – Preencher a Ficha de Registo da Planta do pátio

3ª e 4ª Sessão – Produção de fichas e início de preparação dos projetos a desenvolver durante a formação autónoma

Redescobrir o pátio

1ª Tarefa - Observação das plantas do pátio / Preenchimento da Ficha de Registo

2º Tarefa - Registo fotográfico das plantas do pátio / Preenchimento da Ficha de Registo

As plantas devem ser fotografadas no seu ambiente natural: 

3ª Tarefa – Recolha de amostras de plantas / Preenchimento da etiqueta

4ª Tarefa – Representação da distribuição da vegetação na Planta da Escola

Investigar o Solos do pátio

1. No Pátio

2. Na sala de aula 

Processos para a análise da amostra de solo:

5ª Sessão   e  6ª Sessão Análise de Procedimentos

Continuação da preparação do trabalho autónomo em contexto de Sala de aula, para o desenvolvimento do projeto.

Trabalho de Grupo - Análise e discussão de metodologias, estratégias e atividades específicas das Aprendizagens Essenciais de Geografia e Estudo Meio e do trabalho de projeto.

As fases do projeto: Preparar, Definir, Investigar, tratar dados, apresentar conclusões, validar conclusões, agir

7ª Sessão 

Apresentação dos projetos. Avaliação da ação

Cronograma

25 Set,

9, 16,23, 30 Out,

6, 20, 27 Nov

18:30 – 21:30


Formador(es)::

Ana Cristina Rodrigues Câmara C. Casimiro - CCPFC/RFO-12337/01

: A240324
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123920/24
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária da Amora - Seixal
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 100, 110, 200 e 230.

Data de inicio da ação - Certificados: 25 de setembro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 20 de novembro de 2024