Objetivos
Pretende-se que os professores participantes desenvolvam a sua capacidade para:
1) Identificar e conhecer as orientações curriculares nacionais e internacionais para o ensino dos Números, Álgebra, Estatística e Geometria para o 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
2) Identificar dificuldades de aprendizagem dos alunos e atividades e materiais didáticos apropriados para as ultrapassar.
3) Elaborar tarefas e formular estratégias inovadoras de ensino e de organização e dinâmica da aula de Matemática, consubstanciadas em planos de aula cuidadosamente elaborados.
3) Conduzir e refletir sobre atividades de ensino-aprendizagem em Matemática.
4) Trabalhar de forma colaborativa na organização e reflexão sobre situações de ensino-aprendizagem.
Conteúdos
1) Tarefas para o ensino-aprendizagem. Relação entre tarefa e atividade. Nível cognitivo da tarefa. Diferentes tipos de tarefa (exercício, problema, exploração, investigação). Representações matemáticas e importância do uso de diferentes representações.
2) Organização da sala de aula exploratória, com as fases de lançamento da tarefa, trabalho autónomo e discussão coletiva e síntese. Estratégias para a condução de discussões coletivas. Papel do professor em cada uma das fases da aula.
3) Conceitos-chave e representações na aprendizagem dos números naturais, inteiros e racionais e das respetivas operações. Principais conceitos e representações. Significados dos números racionais (parte-todo, quociente, medida, operador). Significados das operações. Resolução de problemas com números naturais, inteiros e racionais. Sentido de número e sentido de operação. Dificuldades dos alunos, materiais didáticos, tarefas e estratégias de ensino para promover a aprendizagem.
4) Conceitos-chave e representações na aprendizagem de temas algébricos: Sequências repetitivas e sequências crescentes. Generalização. Pensamento relacional. Dificuldades dos alunos, materiais didáticos, tarefas e estratégias de ensino para promover a aprendizagem.
5) Conceitos-chave e representações na aprendizagem de temas de Estatística: Literacia estatística. Dados qualitativos e quantitativos. Leitura e interpretação de representações gráficas. Investigações estatísticas. Distribuições. Dificuldades dos alunos, materiais didáticos, tarefas e estratégias de ensino para promover a aprendizagem.
6) Conceitos-chave e representações na aprendizagem de Geometria: Raciocínio geométrico e visualização. Figuras no plano, triângulos, quadriláteros, polígonos e suas propriedades. Dificuldades dos alunos, materiais didáticos, tarefas e estratégias de ensino para promover a aprendizagem.
7) Observação das atividades de aprendizagem e avaliação dos alunos. Instrumentos de registo de observação. Feedback aos alunos como elemento essencial da avaliação formativa.
Cronograma
18:30 – 21:00
Etapa 1 - Estudar o Pensamento Computacional em Matemática
Encontro 1: 17/10
Encontro 2: 24/10
Encontro 3: 7/11
Encontro 4: 21/11
Etapa 2 - Planificar, lecionar e refletir
Encontro 5: 28/11 troca de ideias para o tema matemático a desenvolver juntamente com o pensamento computacional
Encontro 6: 5/12 planeamento geral da unidade didática (4 aulas de intervenção)
Encontro 7: 9/01 planeamento da 1.ª aula da unidade didática
Encontro 8: 16/01 reflexão pós aula da 1ª aula
Encontro 9: 30/01 planeamento da 2.ª aula da unidade didática
Encontro 10: 6/02 reflexão pós aula da 2ª aula
Encontro 11: 20/02 planeamento da 3.ª aula da unidade didática
Encontro 12: 27/02 reflexão pós aula 3ª aula
Encontro 13: 13/03 planeamento da 4.ª aula da unidade didática
Encontro 14: 20/04 reflexão pós aula 4ª aula
Etapa 3 - Reflexão final
Encontro 15: 3/04 Encontro final

- Formador: Ana Lúcia Miguens
Ana Lúcia Miguéns, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Esta ação é realizada em parceria com o Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 110 e 230.