Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem:

• Conhecer as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o ensino básico e secundário; 

• Identificar dificuldades de aprendizagem dos alunos e selecionar/adaptar/criar recursos que possam ajudá-los a ultrapassá-las; 

• Analisar diferentes tipos de tarefas e respostas dos alunos, identificando estratégias usadas, erros e dificuldades que emergiram;  

• Elaborar e planear tarefas para propor os alunos, com recursos adequados, tendo em conta o objetivo específico de aprendizagem, o contexto e os alunos, prevendo momentos de apresentação da tarefa, trabalho autónomo, discussão 

coletiva e síntese; 

• Conduzir e refletir sobre atividades de ensino-aprendizagem em Matemática; 

• Refletir sobre o trabalho e as aprendizagens dos alunos em sala de aula; 

• Trabalhar de forma colaborativa na organização e reflexão sobre situações de ensino-aprendizagem.

Conteúdos

A oficina terá por base o trabalho colaborativo entre os professores, centrado na sua prática letiva, tendo como foco a aprendizagem dos alunos. 

Os professores deverão planear pelo menos uma aula, com o propósito de ajudar os seus alunos a ultrapassar um problema de aprendizagem que identifiquem.

Nas sessões de planeamento, os professores serão desafiados a elaborar tarefas que os alunos possam resolver usando diferentes representações e estratégias, que depois terão oportunidade de apresentar e discutir, seguindo as orientações curriculares para o ensino da Matemática no ensino básico/secundário expressas nas novas AE. O planeamento detalhado da aula incluirá a identificação dos recursos que melhor se adequam aos objetivos de aprendizagem, a antecipação de estratégias e representações que os alunos podem usar e de dificuldades que podem emergir durante a aula, o que permitirá aos professores pensar nas intervenções que podem fazer para apoiar os alunos enquanto eles trabalham na tarefa. A aula será lecionada por um dos professores, enquanto os restantes observam, focando-se no trabalho dos alunos. 

Depois da aula, os professores deverão partilhar e refletir sobre o trabalho dos alunos, baseando-se nas observações que fizeram, procurando fazer inferências sobre as aprendizagens dos alunos. 

Propostas de trabalho: 

•  Reconhecimento geral do tópico: análise de documentos curriculares; discussão de um artigo de investigação (a selecionar, depois de selecionado o tópico a trabalhar); 

•  Organização da sala de aula exploratória, com as fases de lançamento da tarefa, trabalho autónomo e discussão coletiva e síntese. Estratégias para a condução de discussões coletivas. Papel do professor em cada uma das fases 

da aula. 

•  Tipos de tarefas a propor aos alunos. Representações matemáticas e importância do uso de diferentes representações. Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas.

•  Análise de respostas dos alunos identificando estratégias que usaram, dificuldades que emergiram e respostas surpreendentes; partilha dos constrangimentos identificados; reflexão sobre possíveis reformulações e extensões e 

sobre possíveis formas de avaliar as aprendizagens dos alunos; 

•  Planeamento da aula de investigação: elaboração de tarefas para propor aos alunos; antecipar dificuldades e estratégias dos alunos; definir o modo de trabalho dos alunos e de apresentar a tarefa (prevendo 

momentos de apresentação da tarefa, trabalho autónomo, discussão coletiva e síntese); definir as estratégias para a discussão coletiva e pontos da síntese final; preparar o processo de observação da aula; 

•  Observação da aula, lecionada por um dos professores, tendo como foco o trabalho dos alunos; reflexão pós-aula.

Cronograma

Sessões

Data

1

(14:30 às 17:00)

16/02/2023


2

(14:30 às 17:30)

01/03/2024

3

(14:30 às 17:30)

08/03/2024

4

(14:30 às 17:00)

15/03/2024

5

(14:30 às 17:30)

05/04/2024

6

(14:30 às 17:30)


12/04/2024

(14:30 às 17:30)

19/04/2024

8

(14:30 às 17:00)

03/05/2024

9

(14:30 às 17:00)

10/05/2024


Formador(es)::

Paula Cristina Marques Gomes - CCPFC/RFO-19962/05

: A233124
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122170/23
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária Dr. José Afonso
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 500 - Matemática
Grupo disciplinar: 550 - Informática
Critérios de seleção:

Exclusiva a professores da Escola Secundária Dr. José Afonso

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 500 e 550.

Data de inicio da ação - Certificados: 16 de fevereiro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 10 de maio de 2024