Objetivos
Objetivos a atingir (máx. 750 caracteres)
- Conhecer as características clínicas da população com PEA.
- Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens em contexto de sala de aula.
- Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens.
- Organizar e desenvolver programas de intervenção de acordo com as necessidades educativas individuais e tendo em conta o perfil de funcionalidades da criança/jovem com PEA.
Conteúdos
1- Caracterização das Perturbações do Espetro Autista.
1.1- Noção de “espetro do autismo” – do autismo de Canner ao autismo de elevado funcionamento.
1.2- Critérios de avaliação diagnóstica nas PEA (DSM5).
1.3- Características Clínicas
1.3.1- A tríade clínica
1.3.2- Sensibilidade sensorial
1.3.3- Capacidades cognitivas
1.3.4- Disfunção motora
2- A intervenção em diferentes contextos educativos.
3- Estratégias para a promoção de aprendizagens.
4- Elaboração de programas de intervenção de acordo com as necessidades educativas individuais e tendo em conta o perfil de funcionalidades da criança/jovem com PEA – O Dec. Lei 54/2018, alterado pela Lei 116/2019 de 13 de setembro.
5- Apresentação de casos.
Cronograma
1ª.Sessão - 20 de dezembro, das 15:30 às 19:30
2ª.Sessão - 17 de janeiro, das 15:30 às 19:30
3ª.Sessão - 2 de fevereiro, das 9:00 às 13:00
4ª.Sessão - 07 de fevereiro, das 15:30 às 19:30
5ª.Sessão - 21 de fevereiro, das 15:30 às 19:30
6ª.Sessão - 28 de fevereiro, das 15:30 às 19:30
- Formador: Maria do Carmo Reis Perdigão Matias da Correia
- Formador: Inês Neto
Maria do Carmo Reis Perdigão M. M. Correia - CCPFC/RFO-23836/08
Professores do AE Nun´Álvares
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.