Objetivos
- Conhecer as potencialidades formativas da supervisão pedagógica e da observação de aulas, enquanto mecanismos de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional;
- Analisar dimensões e constrangimentos/aspetos críticos a salvaguardar na implementação de projetos de supervisão pedagógica;
- Conhecer Modelos e Cenários supervisivos;
- Desenvolver competências de observação de aulas: o quê, para quê, como?;
- Compreender o papel e a importância da reflexão para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem;
- Reconhecer fragilidades e potencialidades da observação de aulas, com vista à qualidade dos processos de educativos;
- Reconhecer a importância da qualidade do feedback, dos estilos de liderança e das relações interpessoais para o sucesso dos projetos de supervisão;
- Analisar características e dinâmicas de construção de instrumentos de registo e análise de observação de aulas.
Conteúdos
1.Supervisão como estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional.
A supervisão como dispositivo de análise de práticas para a melhoria das aprendizagens; Constrangimentos e aspetos críticos da supervisão e da observação de aulas; Potencialidades formativas da supervisão pedagógica e da observação de aulas; 2. Reflexão e observação como estratégias de construção do conhecimento docente Reflexão partilhada, cooperação e colaboração entre pares;
Modelos e “cenários” de supervisão pedagógica;
3. Observação de aulas: o quê, como, para quê?
Dilemas e problemas da supervisão e da observação de aulas;
Dilemas e problemas da prática pedagógica (planificação, estratégias, metodologias, ambientes, avaliação para as aprendizagens…)
Papel e características do feedback eficaz na construção do conhecimento docente;
Construção, aplicação e análise de instrumentos de registo de observação de aulas.
4.Supervisão e melhoria dos processos pedagógicos em contexto de sala de aula.
Cronograma
Local: AE João de barros21 Dez
11, 18 Jan
8, 15, 22 Fev
8, 29 Mar
17:00/20:00
- Formador: Elisa de Fátima Oleirinha Valério
Elisa de Fátima Oleirinha Valério Veloso - CCPFC/RFO-05752/98
Professores AE João de Barrros
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.