Objetivos
• clarificar os conceitos estruturantes que deverão fundamentar e enquadrar os PI.
• aprofundar a conceção e a elaboração dos PI.
• analisar materiais que possam facilitar a consecução e desenvolvimento dos PI.
• produzir materiais que possam facilitar a consecução e desenvolvimento dos PI.
• delinear estratégias destinadas a promover a concretização e desenvolvimento dos PI atendendo às condições concretas de cada instituição.
• contribuir para integrar os PI no desenvolvimento dos Projetos Educativos das instituições.
• desenvolver hábitos de trabalho colaborativo e de reflexão em torno de situações vividas nas escolas, visando melhorar a qualidade do ensino, da aprendizagem e da avaliação.
• partilhar ideias, experiências, materiais e métodos que contribuam para a concretização e desenvolvimento dos PI em cada instituição.
• conceber uma Ação de Curta Duração visando a criação de uma oportunidade para que os professores possam discutir a consecução e o desenvolvimento dos PI.
Conteúdos
O desenvolvimento deste Círculo de Estudos será baseado no estudo, na discussão e na análise dos seguintes conteúdos principais:
• Análise e reflexão acerca do Currículo vigente atualmente em Portugal.
• Relações entre o Currículo, a Pedagogia e a Avaliação e suas implicações para a concretização e desenvolvimento dos PI.
• Conceitos estruturantes da avaliação pedagógica tais como avaliação formativa, avaliação sumativa, feedback, critério, indicador ou descritor, autoavaliação, avaliação entre pares, avaliação holística, avaliação analítica, processos de recolha de informação e processos de classificação.
• Conceção de materiais, processos e estratégias que integrem os conceitos e ideias da avaliação pedagógica e que suscitem a sua utilização nas práticas pedagógicas.
• Análise e discussão de PI: reformulação, aprofundamento, ajustamento.
• Processos de formação ativa de professores: fundamentos, processos e dinâmicas.
Cronograma
24, 31 Out,
7, 14, 21, 28 Nov
5, 12 Dez
18:30 – 21:30
- Formador: Carla Ribeiro
Carla Maria Leitão Portugal Ribeiro - CCPFC/RFO-26636/09
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.