Objetivos
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Conteúdos
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Cronograma
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: A21
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-
Modalidade: Oficina de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Ação realizada em parceria com a APCAS
Objetivos

No final da Formação os Docentes terão adquirido conhecimentos, experiências e competências para:
- Avaliar e classificar os diferentes perfis funcionais.
-Ter um conhecimento e domínio das ajudas técnicas e das tecnologias desportivas de informação e de comunicação.
-Planear, Organizar, Executar e Avaliar as atividades físicas e desportivas adaptadas para alunos com necessidades educativas especiais / alunos com deficiência/incapacidade no âmbito do Desporto Escolar.

Conteúdos

Módulo 1 – 2 Horas – Teórica – O que é o Boccia
Módulo 2 – 2 Horas - Teórico-Prática - Observação do perfil funcional e da prática de Boccia pelos alunos-praticantes com deficiência/incapacidade e alunos NEE
Módulo 3 – 2 Horas - Teórico-Prática – Aprender Boccia pelo jogo e pelas regras
Módulo 4 – 4 Horas - Teórico-Prática – O Ensino e o Treino do Boccia
Módulo 5 – 2 Horas – Teórico-Prática – Prática pedagógica de ensino e treino de alunos-praticantes com deficiência/incapacidade e alunos com NEE
Módulo 6 – 3 Horas – Teórica – Planeamento e Periodização do Treino


Cronograma

  • 29/09 (4.ª feira), entre as 18h30 e as 22h30 - 4h (formato presencial)
  • 06/10 (4.ª feira), entre as 18h30 e as 22h30 - 4h (formato online)
  • 09/10 (sábado) - entre as 9h e as 13h - 4h (formato presencial)
  • Formação assícrona: 3h


: A2106
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-101232/18
Modalidade: Curso de formação
Regime: B-Learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Grupo disciplinar: 260 - Educação Física
Grupo disciplinar: 620 - Educação Física
Grupo disciplinar: 910 - Educação Especial
Critérios de seleção:

Esta ação releva para DCP

Vagas: 20
Carga horária presencial: 15
Carga horária trabalho autónomo: 0
Objetivos

Melhorar a formação dos participantes através da conceção de projetos de aprendizagem para trabalho interdisciplinar ou por áreas;
Fomentar as competências digitais e metodológicas dos participantes;
Promover dinâmicas de reflexão através de análises críticas de práticas educacionais e desenho de ações educativas inovadoras;
Favorecer a utilização crítica das TIC como ferramentas transversais ao currículo;
Interagir com outros docentes através da construção de uma comunidade de prática em torno das literacias digitais;
Fomentar a leitura do currículo partindo da lógica da ação e não apenas do conteúdo;
Divulgar o trabalho dos participantes e das suas instituições no Website e nas redes sociais do PNL2027.

Conteúdos

Módulo 1:  Mobile Learning: desafios e oportunidades
(5h síncronas + 1h assíncrona para reflexão e interação em Fórum) 
Metodologia - Utilização do método expositivo na apresentação da estrutura dos conteúdos

Sessão 1 - 3 horas (2 teóricas + 1 prática)
Apresentação da ação de formação
O Mobile Learning e a educação na era digital
Criação de apresentações interativas mediadas por dispositivos móveis

Sessão 2 - 3 horas (3 práticas)
Ferramentas e recursos digitais para aprendizagem e conhecimento
Conceção de recursos interativos de aprendizagem e avaliação de conhecimentos
Módulo 2:  Aprendizagem Baseada em Projetos e/ou Problemas: benefícios e recursos
(4h síncronas + 2 assíncronas para conceber e estruturar uma Webquest)
Metodologia: Discussão e debate sobre as principais diferenças e desafios das abordagens metodológicas emergentes 

Sessão 3 - 3 horas (3 práticas)
Modalidades de ensino e aprendizagem para a era digital
Aprendizagem baseada em projetos e/ou problemas: o que os distingue?
Projetos curriculares para aprendizagem interdisciplinar presencial e on-line
Do paradigma do conteúdo ao paradigma da ação através de Aventuras na Web ( Webquest)

Sessão 4 - 3 horas (3 práticas)
Canvas para desenho de projeto de aprendizagem
Ciclo e avaliação da Aprendizagem Baseada em Projetos
Ferramentas digitais colaborativas 
Edição e criação multimédia para projetos de trabalho cooperativo
Módulo 3:  Aprendizagem Baseada em Jogos e Gamificação
(4h síncronas  + 2h assíncronas para experimentar e melhorar uma atividade gamificada)
Metodologia: Intervenção permanente dos participantes, com questões pertinentes relativas às matérias teóricas ou práticas

Sessão 5 - 3 horas (3 práticas)
Gestão da aula e situações de aprendizagem memoráveis
Aprendizagem baseada em jogos e gamificação para desafiar os alunos
Mecânicas e técnicas de jogo aplicadas à educação

Sessão 6 - 3 horas (3 práticas)
Como desenvolver um ambiente de aprendizagem gamificado
Exploração de ferramentas digitais para gamificação
Criação de uma atividade curricular gamificada
Módulo 4: Aprendizagem Invertida para aumentar o envolvimento dos alunos
(4h síncronas  + 3h assíncronas para realizar atividades práticas (vídeo e áudio) e redigir relatório crítico)
Metodologia: Utilização do método interrogativo na avaliação de questões/problemas e troca de experiências e construção de saberes teórico-práticos em grupo

Sessão 7 - 3h30  horas ( 3h30 práticas)
Aprendizagem Invertida: um modelo para a personalização e autonomia
Abordagem teórico-prática de caráter reflexivo: os pilares da Aprendizagem Invertida
Estratégias e recursos para implementar a Aprendizagem Invertida
Publicação dos conteúdos criados e comentários e avaliação das mesmas pelos formandos

Sessão 8 - 3h30 horas ( 3h30 práticas)
- Apresentação/discussão e avaliação do Diário de Aprendizagem, com os trabalhos produzidos pelos formandos e partilha de saberes
- Avaliação dos formandos e da formação e sugestões de melhoria

Cronograma

Sessões síncronas (17 horas)

15 Out
17:30 - 20:30
21 e 28 Out
4 e 11 Nov
17:30 - 21:00

Sessão assíncronas
1ª - até 20 Out (2h)
2ª - até 27 Out (2h)
3ª . até 3 Nov (2h)
4ª -  até 10 Nov (2h)

: A2110
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-111508/21
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Objetivos
  • Compreender as potencialidades de metodologias ativas com recurso a tecnologias no desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI, previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais;
  • Executar procedimentos subjacentes à gestão de um ambiente de trabalho para o ensino a distância;
  • Trabalhar com tecnologias educativas com vista à promoção do sucesso escolar;
  • Utilizar as funcionalidades da plataforma Formação-ON / Formação-ON;
  • Utilizar ferramentas externas que podem ser integradas na plataforma;
  • Aplicar estratégias de ensino em vários contextos (presencial, distância ou misto);
  • Promover a utilização de estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias com o objetivo de incrementar o envolvimento dos alunos e a qualidade das aprendizagens

Conteúdos
  • Características da plataforma Escola-ON / Formação-ON e comparação com outros LMS;
  • Funcionalidades da Escola-ON / Formação-ON
  • Configurações da disciplina;
  • Gestão de grupos alunos;
  • Organização dos conteúdos;
  • Características dos diferentes tipos de recursos e atividades
  • Disponibilização de recursos;
  • Disponibilização de atividades;
  • Comunicação entre alunos e professor
  • Avaliação e feedback nas atividades;
  • Utilização de videoconferência (com Big blue button, Zoom ou Google Meet)

Cronograma
16 de setembro (18:30-21:30)
Restantes dias a agendar durante a primeira sessão

: -
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-111461/21
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:

Formadores deste centro de formação

Vagas: 30
Carga horária presencial: 12
Carga horária trabalho autónomo: 0