Ação exclusiva a professores indicados pela Direção do AE Paulo da Gama
Objetivos
Promover o aprofundamento do conhecimento no domínio da avaliação pedagógica; Conhecer instrumentos e técnicas de avaliação formativa; Partilhar experiências de sucesso no âmbito das atividades pedagógicas de avaliação formativa; Elaborar recursos educativos de suporte à implementação das práticas de avaliação formativa em sala de aula; Favorecer a realização de experiências de de


Conteúdos
1. Enquadramento curricular: documentos de referência;
2. Projeto Educativo, Sistemas de avaliação e Sistema de classificação;
3. Natureza, fundamentos e objetivos da Avaliação pedagógica;
4. Práticas de avaliação pedagógica (formativa e sumativa);
5. O papel do professor numa avaliação formativa de qualidade;
6. O papel central do aluno no processo de avaliação formativa;
7. Critérios de sucesso e a sua importância no processo de avaliação formativa;
8. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores;
9. As componentes do feedback: feed up, feedback e feed forward;
10. Práticas de autoavaliação e heteroavaliação como forma de capacitar os alunos a estruturar a sua própria aprendizagem;
11. Construir instrumentos de avaliação formativa que permitam a facilitação do feedback pedagógico e a autorregulação das aprendizagens.


Cronograma

Formadoras: Paula Campos e Sónia Costa

19 e 26 novembro – 18h00/21h00

10 de dezembro – 18h00/21h00

7 e 14 de janeiro – 18h00/21h00

11 e 25 de fevereiro – 18h00/21h00

4 março – 18h00/22h00


: A2119
Registo de acreditação: 115183
Modalidade: Curso de formação
Regime: Presencial
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Exclusiva a professores indicados pela Direção do AE Paulo da Gama
Objetivos

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0

Exclusiva a Professores da ES Dr. José Afonso Indicados pela Direção

Objetivos
Pretende-se com esta Oficina de Formação: - A análise da qualidade do planeamento da ação educativa. - A elaboração de projetos educativos devidamente consensualizados, incorporando planos detalhados de ação; - O diagnóstico dos projetos educativos e pedagógicos já concebidos e em desenvolvimento e a respetiva proposta de melhoria metodológica e processual

Conteúdos
1. A Escola/Agrupamento
 1.1. Identidade organizacional complexa
1.2. Níveis de Gestão das Organizações Escolares
1.3. Cultura, Clima Organizacional e o Projeto Educativo
1.4. Projeto Educativo e Lideranças 2. Enquadramento e Estratégia
2.1. Enquadramento. Elementos de caracterização da comunidade educativa.
 2.2. O Projeto Educativo no âmbito das políticas educativas e das orientações gestionárias
2.3. As Orientações estratégicas do Projeto Educativo: Visão, Missão e Objetivos
2.4. Metas e indicadores de verificação 3. Operacionalização da Estratégia
3.1. Definição dos processos de Monitorização, Comunicação e Apropriação por parte da comunidade educativa/stakeholders
3.2. Dimensões de (re)avaliação do Projeto
4. Validação e apresentação do documento final e de todos os instrumentos e documentos criados para a operacionalização.


Cronograma

15 Dez,

5, 12, 19, 26 Jan, 2, 9, 16 Fev

14:30 – 17:30

: A2121
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Exclusiva a Professores da ES Dr. José Afonso Indicados pela Direção

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0

Exclusiva a professores do AE Paulo da Gama indicados pela Direção


Objetivos

- Refletir sobre a mudança das práticas na sala de aula;

- Utilizar metodologias ativas e participativas na sala de aula, com recurso a ferramentas digitais;

- Adotar práticas que levem à diferenciação pedagógica na sala de aula;

- Elaborar, partilhar e divulgar recursos digitais didáticos inovadores, que possam ser úteis aos docentes.



Conteúdos

- Reflexão teórico-prática sobre a adequação de diferentes metodologias no contexto de sala de aula;

- Pataformas de conteúdos digitais;

- Ferramentas digitais de suporte à avaliação;

- Recursos digitais interactivos:

- Conteúdos digitais decódgp aberto;

- Gestão de blogues

- Construção de materiais didáticos e pedagógicos



Cronograma

13, 20 Dez,

24,31 Jan,

14, 21 Fev,

7, 14 Mar

19:30 – 22:30


Formador: João Paulo Freitas

: A2120
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-111488/21
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Exclusiva a professores do AE Paulo da Gama indicados pela Direção

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0

Professores do grupo 330 da ES Manuel Cargaleiro

Objetivos

Maximizar competências no âmbito do trabalho colaborativo interpares; 

Desenvolver competências de produção de recursos em formato digital (vídeos; áudios, fichas de trabalho interativas) adequados ao nível de proficiência A1-A2 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas)

Facilitar a integração e o acesso ao currículo, dos alunos provenientes de currículos não portugueses.



Conteúdos

1ª Sessão: Apresentação do grupo de trabalho, objetivos e desenvolvimento do curso; procedimentos organizativos. (2 horas)

2ª Sessão: identificação dos alunos e partilha no grupo de trabalho; pesquisa dos currículos de proveniência dos alunos; planificação de atividades e de recursos de aprendizagem de acordo com o calendário letivo. (3h)

3ª. Sessão; Análise crítica de recursos didáticos de inglês já existentes e a possibilidade da sua integração no currículo destes alunos. Atribuição de tarefas por grupos de trabalho. (3h) 

4ª. Sessão: Pesquisa de recursos adequados ao nível A1-A2 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) (3h) 

5ª. Sessão; Pesquisa de recursos adequados ao nível A1-A2 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). (3h)

6ª. Sessão: Integração de materiais dos diferentes” skills” na “Google Classroom) (3h)

7ª. Sessão: Integração de materiais dos diferentes” skills” na “Google Classroom).; (3h)

8ª. Sessão: Integração de materiais dos diferentes” skills” na “Google Classroom).:; (3h)

9º Sessão: Partilha, apresentação e análise crítica dos recursos produzidos e da sua aplicação. (2h). Avaliação da ação.



Cronograma

24 Nov, 15 Dez, 5, 12, 19, 26 Jan, 2, 9, 16 Fev

16:30 – 19:30


: A2122
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-113346/21
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Grupo disciplinar: 330 - Inglês
Critérios de seleção:

Professores do grupo 330 da ES Manuel Cargaleiro

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0

Exclusiva aos Professores de Cidadania e Desenvolvimento da Escola Sec. da Amora

Objetivos

. Analisar o conceito de metodologia participativa: fundamentos e exigências pedagógicas.
. Relacionar o conceito de metodologia participativa com os objetivos pedagógicos inerentes a Cidadania e Desenvolvimento (CeD).
. Conhecer e experienciar exemplos de metodologias participativas, em contexto formativo.
. Realizar, em contexto de sala de aula, metodologias participativas nos trabalhos de projeto de CeD.
. Analisar a avaliação formativa e sumativa no âmbito da CeD: elementos conceptuais, virtualidades e dificuldades pedagógicas.
. Realizar a avaliação formativa e sumativa no âmbito dos trabalhos de projeto desenvolvidos pelos alunos em CeD.



Conteúdos

. Metodologias participativas: fundamentos e exigências pedagógicas.

. Objetivos pedagógicos de CeD e metodologias participativas.

. Exercícios práticos de metodologias participativas, em contexto formativo e em sala de aula.

. Avaliação formativa e sumativa e CeD.

. Exercícios de avaliação formativa e sumativa em CeD.



Cronograma

27 Out, 17 nov, 15 Dez, 19 Jan, 16 Fev, 16 Mar, 27Abr, 18 Jun, ..Jul

17:15 – 19:15



: A2112
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112595/21
Modalidade: Curso de formação
Regime: Presencial
Local: ESA
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Vagas: 20
Carga horária presencial: 18
Carga horária trabalho autónomo: 0
Objetivos

- Conhecer as funcionalidades da calculadora, suas potencialidades e aplicações.
- Utilizar a linguagem de programação Python na calculadora para implementar algoritmos relacionados com os conteúdos de Matemática e Físico-Química do Ensino Básico e Secundário.
- Criar tarefas, utilizando o emulador da calculadora.
- Elaborar recursos educativos, integrados curricularmente, que visem a utilização da programação em linguagem Python na sala de aula.

Conteúdos

A formação está organizada de forma a dar conhecer várias ferramentas básicas do programa Python da calculadora TI-nspire, nomeadamente:
1 - Área de trabalho Python
2 - Mapa do menu Python
3 - Menu incorporado (funções, controlo, ops, listas definitivas, tipo, entrada/ saída)
4 - Menu matemático
5 - Menu aleatório
6 - Menu de tempo
7 - Menu do sistema TI

Cronograma

Sessões síncronas: 17 de novembro; 6 de dezembro; 12 e 26 de janeiro; 16 de fevereiro (Horário: 19h00 às 21h00)

Sessões assíncronas:  29 de novembro; 5 e 19 de janeiro; 2 de fevereiro



: A2113
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112706/21
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 500 - Matemática
Grupo disciplinar: 510 - Física e Química
Critérios de seleção:

Professores da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira

Vagas: 30
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Ação realizada em parceria com a APCAS
Objetivos

No final da Formação os Docentes terão adquirido conhecimentos, experiências e competências para:
- Avaliar e classificar os diferentes perfis funcionais.
-Ter um conhecimento e domínio das ajudas técnicas e das tecnologias desportivas de informação e de comunicação.
-Planear, Organizar, Executar e Avaliar as atividades físicas e desportivas adaptadas para alunos com necessidades educativas especiais / alunos com deficiência/incapacidade no âmbito do Desporto Escolar.

Conteúdos

Módulo 1 – 2 Horas – Teórica – O que é o Boccia
Módulo 2 – 2 Horas - Teórico-Prática - Observação do perfil funcional e da prática de Boccia pelos alunos-praticantes com deficiência/incapacidade e alunos NEE
Módulo 3 – 2 Horas - Teórico-Prática – Aprender Boccia pelo jogo e pelas regras
Módulo 4 – 4 Horas - Teórico-Prática – O Ensino e o Treino do Boccia
Módulo 5 – 2 Horas – Teórico-Prática – Prática pedagógica de ensino e treino de alunos-praticantes com deficiência/incapacidade e alunos com NEE
Módulo 6 – 3 Horas – Teórica – Planeamento e Periodização do Treino


Cronograma

  • 29/09 (4.ª feira), entre as 18h30 e as 22h30 - 4h (formato presencial)
  • 06/10 (4.ª feira), entre as 18h30 e as 22h30 - 4h (formato online)
  • 09/10 (sábado) - entre as 9h e as 13h - 4h (formato presencial)
  • Formação assícrona: 3h


: A2106
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-101232/18
Modalidade: Curso de formação
Regime: B-Learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Grupo disciplinar: 260 - Educação Física
Grupo disciplinar: 620 - Educação Física
Grupo disciplinar: 910 - Educação Especial
Critérios de seleção:

Esta ação releva para DCP

Vagas: 20
Carga horária presencial: 15
Carga horária trabalho autónomo: 0
Objetivos

Melhorar a formação dos participantes através da conceção de projetos de aprendizagem para trabalho interdisciplinar ou por áreas;
Fomentar as competências digitais e metodológicas dos participantes;
Promover dinâmicas de reflexão através de análises críticas de práticas educacionais e desenho de ações educativas inovadoras;
Favorecer a utilização crítica das TIC como ferramentas transversais ao currículo;
Interagir com outros docentes através da construção de uma comunidade de prática em torno das literacias digitais;
Fomentar a leitura do currículo partindo da lógica da ação e não apenas do conteúdo;
Divulgar o trabalho dos participantes e das suas instituições no Website e nas redes sociais do PNL2027.

Conteúdos

Módulo 1:  Mobile Learning: desafios e oportunidades
(5h síncronas + 1h assíncrona para reflexão e interação em Fórum) 
Metodologia - Utilização do método expositivo na apresentação da estrutura dos conteúdos

Sessão 1 - 3 horas (2 teóricas + 1 prática)
Apresentação da ação de formação
O Mobile Learning e a educação na era digital
Criação de apresentações interativas mediadas por dispositivos móveis

Sessão 2 - 3 horas (3 práticas)
Ferramentas e recursos digitais para aprendizagem e conhecimento
Conceção de recursos interativos de aprendizagem e avaliação de conhecimentos
Módulo 2:  Aprendizagem Baseada em Projetos e/ou Problemas: benefícios e recursos
(4h síncronas + 2 assíncronas para conceber e estruturar uma Webquest)
Metodologia: Discussão e debate sobre as principais diferenças e desafios das abordagens metodológicas emergentes 

Sessão 3 - 3 horas (3 práticas)
Modalidades de ensino e aprendizagem para a era digital
Aprendizagem baseada em projetos e/ou problemas: o que os distingue?
Projetos curriculares para aprendizagem interdisciplinar presencial e on-line
Do paradigma do conteúdo ao paradigma da ação através de Aventuras na Web ( Webquest)

Sessão 4 - 3 horas (3 práticas)
Canvas para desenho de projeto de aprendizagem
Ciclo e avaliação da Aprendizagem Baseada em Projetos
Ferramentas digitais colaborativas 
Edição e criação multimédia para projetos de trabalho cooperativo
Módulo 3:  Aprendizagem Baseada em Jogos e Gamificação
(4h síncronas  + 2h assíncronas para experimentar e melhorar uma atividade gamificada)
Metodologia: Intervenção permanente dos participantes, com questões pertinentes relativas às matérias teóricas ou práticas

Sessão 5 - 3 horas (3 práticas)
Gestão da aula e situações de aprendizagem memoráveis
Aprendizagem baseada em jogos e gamificação para desafiar os alunos
Mecânicas e técnicas de jogo aplicadas à educação

Sessão 6 - 3 horas (3 práticas)
Como desenvolver um ambiente de aprendizagem gamificado
Exploração de ferramentas digitais para gamificação
Criação de uma atividade curricular gamificada
Módulo 4: Aprendizagem Invertida para aumentar o envolvimento dos alunos
(4h síncronas  + 3h assíncronas para realizar atividades práticas (vídeo e áudio) e redigir relatório crítico)
Metodologia: Utilização do método interrogativo na avaliação de questões/problemas e troca de experiências e construção de saberes teórico-práticos em grupo

Sessão 7 - 3h30  horas ( 3h30 práticas)
Aprendizagem Invertida: um modelo para a personalização e autonomia
Abordagem teórico-prática de caráter reflexivo: os pilares da Aprendizagem Invertida
Estratégias e recursos para implementar a Aprendizagem Invertida
Publicação dos conteúdos criados e comentários e avaliação das mesmas pelos formandos

Sessão 8 - 3h30 horas ( 3h30 práticas)
- Apresentação/discussão e avaliação do Diário de Aprendizagem, com os trabalhos produzidos pelos formandos e partilha de saberes
- Avaliação dos formandos e da formação e sugestões de melhoria

Cronograma

Sessões síncronas (17 horas)

15 Out
17:30 - 20:30
21 e 28 Out
4 e 11 Nov
17:30 - 21:00

Sessão assíncronas
1ª - até 20 Out (2h)
2ª - até 27 Out (2h)
3ª . até 3 Nov (2h)
4ª -  até 10 Nov (2h)

: A2110
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-111508/21
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Vagas: 15
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Objetivos
  • Compreender as potencialidades de metodologias ativas com recurso a tecnologias no desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI, previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais;
  • Executar procedimentos subjacentes à gestão de um ambiente de trabalho para o ensino a distância;
  • Trabalhar com tecnologias educativas com vista à promoção do sucesso escolar;
  • Utilizar as funcionalidades da plataforma Formação-ON / Formação-ON;
  • Utilizar ferramentas externas que podem ser integradas na plataforma;
  • Aplicar estratégias de ensino em vários contextos (presencial, distância ou misto);
  • Promover a utilização de estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias com o objetivo de incrementar o envolvimento dos alunos e a qualidade das aprendizagens

Conteúdos
  • Características da plataforma Escola-ON / Formação-ON e comparação com outros LMS;
  • Funcionalidades da Escola-ON / Formação-ON
  • Configurações da disciplina;
  • Gestão de grupos alunos;
  • Organização dos conteúdos;
  • Características dos diferentes tipos de recursos e atividades
  • Disponibilização de recursos;
  • Disponibilização de atividades;
  • Comunicação entre alunos e professor
  • Avaliação e feedback nas atividades;
  • Utilização de videoconferência (com Big blue button, Zoom ou Google Meet)

Cronograma
16 de setembro (18:30-21:30)
Restantes dias a agendar durante a primeira sessão

: -
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-111461/21
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:

Formadores deste centro de formação

Vagas: 30
Carga horária presencial: 12
Carga horária trabalho autónomo: 0