Objetivos
- Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais;
- Promover competências de identificação, análise e gestão da diversidade em contexto pedagógico, possibilitando uma melhor intencionalidade no processo de conhecimento do aluno, gestão de grupos de aprendizagem heterogéneos e funcionais, bem como na melhoria qualitativa do processo de feedback num quadro de avaliação para a aprendizagem;
- Conceber e utilizar recursos educativos de suporte digital, contribuindo para o desenvolvimento de ações promotoras do ensino, da aprendizagem e da avaliação, com o objetivo de atender à diversidade em contexto de sala de aula.
Conteúdos
1. Enquadramento curricular: documentos de referência (DL nº54/2018; DLnº 55/2018; Perfil dos alunos à saída da escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais);
2. Natureza e Fundamentos da Avaliação Pedagógica. A avaliação Formativa e sumativa, propósito e essência;
3. Diversidade em contexto de sala de aula: ferramentas de análise e sistematização das diferentes características, capacidades, barreiras e facilitadores dos alunos;
4. Construção de mediadores e práticas pedagógicas diferenciadas e a sua aplicação pedagógica em contexto de sala de aula com recurso a ferramentas digitais Kahoot; Nearpod; Moodle e práticas colaborativas usando o google drive;
4. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores;
5. Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards.
6. Diversificação e análise crítica da informação avaliativa
7. Apresentação, discussão e avaliação dos trabalhos e materiais desenvolvidos no âmbito da oficina.
------------
1ª Sessão
Apresentação da acção
Ambientação ao Moodle
Estrutura e dinâmicas
2ª Sessão
2. Enquadramento:
2.1 O quadro normativo
2.2 Natureza e Fundamentos da Avaliação Pedagógica
2.3 A avaliação Formativa e Avaliação Sumativa
2.4 Dinâmicas de trabalho colaborativo e cooperativo: aplicação dos conteúdos desenvolvidos em sessão.
3ª Sessão
3. Enquadramento teórico:
3.1 Avaliação Criterial; Critérios de avaliação em articulação com as Aprendizagens essenciais e o perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória
3.2 Alinhamento de critérios (Critérios escola, critérios de disciplina e critérios de tarefa)
3.3 O papel das rubricas no apoio à avaliação formativa e avaliação sumativa
3.4 Dinâmicas de trabalho colaborativo e cooperativo: aplicação dos conteúdos desenvolvidos em sessão.
4ª Sessão
4. Enquadramento teórico:
4.1 Conceito de diversidade e a sua importância para o enriquecimento dos ambientes de aprendizagem
4.2. Ferramentas de identificação, análise e gestão da diversidade em contexto pedagógico
4.3. Construção do perfil de heterogeneidade da turma e suas potencialidades
4.4. Compreensão da Diversidade e a sua relação com a qualidade do feedback
4.5 Dinâmicas de trabalho colaborativo e cooperativo: aplicação dos conteúdos desenvolvidos em sessão.
5ªSessão
5. Análise de um perfil de heterogeneidade
5.1. Definição de grupos de aprendizagem funcionais face a uma atividade pedagógica proposta
5.2. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores
5.3. Perfil de Heterogeneidade da turma e organização do feedback
5.4 Dinâmicas de trabalho colaborativo e cooperativo: aplicação dos conteúdos desenvolvidos em sessão.
6ª Sessão
6. Ferramentas tecnológicas de avaliação e de apoio ao feedback
6.1 – Nearpod – Apresentações Interativas
6.1.1 – Tipos de perguntas
6.1.2 – Relatórios
6.2 – Kahoot
6.2.1 – Componente “gamificação”
6.2.2 – Relatórios;
7ª sessão
7 – Avaliação online;
7.1 – Características e contexto (diversidade de elementos);
7.2 – Presencial vs distância
7.3 – Exemplos de boas práticas
7.4 – LMS MOODLE
7.4.1 – Testes Moodle
7.4.2 – Trabalhos Moodle
7.4.3 – Integração de ferramentas terceiras no Moodle
8ª Sessão (3 formadores)
8. Apresentação e discussão de trabalhos implementados em contexto real de aprendizagem.
Cronograma
28 Mar - Presencial
4 Abr - Online
18 Abr - Presencial
2, 9, 16, 23 Mai - Online
6 Jun - Presencial
18:30 – 21:30
- Formador: Sónia Silva da Costa
- Formador: Paulo Santos
Paulo Alexandre Almeida Santos - CCPFC/RFO-26229/09
Sónia Silva da Costa - CCPFC/RFO-39284/19
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.