Opções de inscrição

Objetivos

- Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais;

 - Promover competências de identificação, análise e gestão da diversidade em contexto pedagógico, possibilitando uma melhor intencionalidade no processo de conhecimento do aluno, gestão de grupos de aprendizagem heterogéneos e funcionais, bem como na melhoria qualitativa do processo de feedback num quadro de avaliação para a aprendizagem;

 - Conceber e utilizar recursos educativos de suporte digital, contribuindo para o desenvolvimento de ações promotoras do ensino, da aprendizagem e da avaliação, com o objetivo de atender à diversidade em contexto de sala de aula.



Conteúdos

1. Enquadramento curricular: documentos de referência (DL nº54/2018; DLnº 55/2018; Perfil dos alunos à saída da escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais);

 2. Natureza e Fundamentos da Avaliação Pedagógica. A avaliação Formativa e sumativa, propósito e essência;

3. Diversidade em contexto de sala de aula: ferramentas de análise e sistematização das diferentes características, capacidades, barreiras e facilitadores dos alunos;

4. Construção de mediadores e práticas pedagógicas diferenciadas e a sua aplicação pedagógica em contexto de sala de aula com recurso a ferramentas digitais Kahoot; Nearpod; Moodle e práticas colaborativas usando o google drive;

4. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores;

 5. Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards.  

 6. Diversificação e análise crítica da informação avaliativa 

7. Apresentação, discussão e avaliação dos trabalhos e materiais desenvolvidos no âmbito da oficina.  

------------

1ª Sessão

Apresentação da acção

Ambientação ao Moodle

Estrutura e dinâmicas 

2ª Sessão

 2. Enquadramento:

2.1 O quadro normativo

  2.2 Natureza e Fundamentos da Avaliação Pedagógica

2.3 A avaliação Formativa e Avaliação Sumativa

2.4 Dinâmicas de trabalho colaborativo e cooperativo: aplicação dos conteúdos desenvolvidos em sessão.

3ª Sessão

3. Enquadramento teórico:

  3.1 Avaliação Criterial; Critérios de avaliação em articulação com as Aprendizagens essenciais e o perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória

3.2 Alinhamento de critérios (Critérios escola, critérios de disciplina e critérios de tarefa)

3.3 O papel das rubricas no apoio à avaliação formativa e avaliação sumativa

3.4 Dinâmicas de trabalho colaborativo e cooperativo: aplicação dos conteúdos desenvolvidos em sessão.

4ª Sessão

4. Enquadramento teórico:

4.1 Conceito de diversidade e a sua importância para o enriquecimento dos ambientes de aprendizagem

4.2. Ferramentas de identificação, análise e gestão da diversidade em contexto pedagógico

4.3. Construção do perfil de heterogeneidade da turma e suas potencialidades 

4.4. Compreensão da Diversidade e a sua relação com a qualidade do feedback

4.5 Dinâmicas de trabalho colaborativo e cooperativo: aplicação dos conteúdos desenvolvidos em sessão.

5ªSessão

5. Análise de um perfil de heterogeneidade

5.1. Definição de grupos de aprendizagem funcionais face a uma atividade pedagógica proposta

5.2. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores

  5.3. Perfil de Heterogeneidade da turma e organização do feedback

5.4 Dinâmicas de trabalho colaborativo e cooperativo: aplicação dos conteúdos desenvolvidos em sessão.

6ª Sessão

 6. Ferramentas tecnológicas de avaliação e de apoio ao feedback

6.1 – Nearpod – Apresentações Interativas

6.1.1 – Tipos de perguntas

6.1.2 – Relatórios

6.2 – Kahoot

6.2.1 – Componente “gamificação”

6.2.2 – Relatórios;

7ª sessão

7 – Avaliação online;

7.1 – Características e contexto (diversidade de elementos);

7.2 – Presencial vs distância

7.3 – Exemplos de boas práticas

7.4 – LMS MOODLE

7.4.1 – Testes Moodle

7.4.2 – Trabalhos Moodle

7.4.3 – Integração de ferramentas terceiras no Moodle

8ª Sessão (3 formadores)

8. Apresentação e discussão de trabalhos implementados em contexto real de aprendizagem.


Cronograma

28 Mar - Presencial

4 Abr - Online

18 Abr - Presencial

2, 9, 16, 23 Mai - Online

6 Jun - Presencial

18:30 – 21:30


Formador(es)::

Paulo Alexandre Almeida Santos - CCPFC/RFO-26229/09

Sónia Silva da Costa - CCPFC/RFO-39284/19

: A223423T2
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118542/22
Modalidade: Oficina de formação
Regime: B-Learning
Local: Escola Secundária da Amora/ On-Line
Destinatários: Professores dos Ensinos Básicos e Secundário e Professores de Educação Especial
Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 28 de março de 2023
Data de termino da ação - Certificados: 6 de junho de 2023
Os visitantes não têm acesso a esta disciplina. Por favor, autentique-se.