Objetivos
- Conhecer as funcionalidades da calculadora, suas potencialidades e aplicações.
- Utilizar a linguagem de programação Python na calculadora para implementar algoritmos relacionados com os conteúdos de Matemática e Físico-Química do Ensino Básico e Secundário.
- Criar tarefas, utilizando o emulador da calculadora.
- Elaborar recursos educativos, integrados curricularmente, que visem a utilização da programação em linguagem Python na sala de aula.
Conteúdos
A formação está organizada de forma a dar conhecer várias ferramentas básicas do programa Python da calculadora TI-nspire, nomeadamente:
1 - Área de trabalho Python
2 - Mapa do menu Python
3 - Menu incorporado (funções, controlo, ops, listas definitivas, tipo, entrada/ saída)
4 - Menu matemático
5 - Menu aleatório
6 - Menu de tempo
7 - Menu do sistema TI
Cronograma
Sessões síncronas: 17 de novembro; 6 de dezembro; 12 e 26 de janeiro; 16 de fevereiro (Horário: 19h00 às 21h00)
Sessões assíncronas: 29 de novembro; 5 e 19 de janeiro; 23 de fevereiro
- Formador: Rui Raposo
- Formador: Teresa Tiago
- Rui Pedro Brôco Raposo - CCPFC/RFO-20355/06
- Teresa Odete Martelo Tiago - CCPFC/RFO-35038/14
Professores da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (Decreto-Lei n.º 22/2014), a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supra citado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 500 e 510.