Objetivos

A Avaliação em Intervenção Precoce na Infância é uma das etapas basilares à implementação de uma intervenção de qualidade, centrada na família, pelo que é necessário que os profissionais de Intervenção Precoce na Infância (IPI) tenham conhecimentos que os auxiliem a recolher informação, tomar decisões e a desenhar com os cuidadores/ família uma intervenção individualizada que responda às reais preocupações, prioridades e recursos da família, tendo em consideração as características da criança e a forma como estas são percecionadas pela família e outros cuidadores. Esta recolha de informação, será fundamental para a elaboração do Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP) e posterior implementação.

Trata-se de um processo contínuo de encontros individualizados no contexto da relação de colaboração entre a família, profissionais de IPI e educadores, que será tanto ou mais eficaz, quanto maior a relação de confiança estabelecida entre estes e as famílias. 

Assim, torna-se central que os profissionais de IPI, entre eles os docentes, adquiram competências para que todo o processo de avaliação seja realizado de forma colaborativa e centrado nas prioridades dos cuidadores de modo a contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Face ao exposto, consideramos fundamental capacitar a equipa de docentes, a exercer funções no Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato,  que integram a Equipa local de intervenção precoce na Infância (ELI) do Seixal, pelo que propomos a realização da presente ACD, cujos  objetivos incluem: a) dotar os docentes de um conjunto de competências que lhes permitam compreender e apoiar o processo de avaliação em intervenção precoce na infância (IPI) como mais uma oportunidade para promover o desenvolvimento da criança e reforçar a relação de colaboração com a família, reconhecendo a sua centralidade e respondendo às suas preocupações, prioridades e necessidades; b) enquadrar o processo de avaliação no âmbito do ciclo de avaliação e intervenção em IPI; c) distinguir as características de uma avaliação tradicional da avaliação em IPI; d) identificar o que caracteriza a avaliação em IPI nas suas duas principais dimensões; e) promover o desenvolvimento de competências na concretização de um processo de avaliação centrado na família/cuidadores.

Conteúdos

i. O processo de Avaliação centrado na família: O ciclo de intervenção dos serviços personalizados para as crianças e suas famílias e as práticas de ajuda eficaz ao longo do ciclo de intervenção. Construção da relação de colaboração.

ii. A Avaliação em Intervenção Precoce na Infância: Identificação das preocupações, prioridades e recursos da família. Identificação das características da criança.

iii. Como implementar a avaliação da criança numa perspetiva centrada na família: Planificação da avaliação com a família. O papel da família na condução da avaliação. A partilha dos resultados.


Cronograma

Mês

Dia

Ano

Horário

Nº Sessão

Total Horas

Outubro

29

2025

13,30h às 16,30h

3h

Novembro

12

2025

09,30h às 12,30h

3h



Formador(es)::

Ana Lúcia Coelho Flôr Baptista da Silva Pereira/ Mestrado em Educação Especial

: ACD2512
Registo de acreditação: 2526ACD2512
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: Presencial
Local: AE Pedro Eanes Lobato
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 100 - Educação Pré-Escolar
Grupo disciplinar: 910 - Educação Especial
Critérios de seleção:

Grupos de Recrutamento: 100, 910.  Apenas os docentes a exercer funções no Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, integrados na Equipa Local de Intervenção Precoce na Infância (ELI) do Seixal.


Vagas: 20
Carga horária presencial: 6
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 100 e 910

Data de inicio da ação - Certificados: 29 de outubro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 12 de novembro de 2025