Objetivos
A Avaliação em Intervenção Precoce na Infância é uma das etapas basilares à implementação de uma intervenção de qualidade, centrada na família, pelo que é necessário que os profissionais de Intervenção Precoce na Infância (IPI) tenham conhecimentos que os auxiliem a recolher informação, tomar decisões e a desenhar com os cuidadores/ família uma intervenção individualizada que responda às reais preocupações, prioridades e recursos da família, tendo em consideração as características da criança e a forma como estas são percecionadas pela família e outros cuidadores. Esta recolha de informação, será fundamental para a elaboração do Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP) e posterior implementação.
Trata-se de um processo contínuo de encontros individualizados no contexto da relação de colaboração entre a família, profissionais de IPI e educadores, que será tanto ou mais eficaz, quanto maior a relação de confiança estabelecida entre estes e as famílias.
Assim, torna-se central que os profissionais de IPI, entre eles os docentes, adquiram competências para que todo o processo de avaliação seja realizado de forma colaborativa e centrado nas prioridades dos cuidadores de modo a contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Face ao exposto, consideramos fundamental capacitar a equipa de docentes, a exercer funções no Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, que integram a Equipa local de intervenção precoce na Infância (ELI) do Seixal, pelo que propomos a realização da presente ACD, cujos objetivos incluem: a) dotar os docentes de um conjunto de competências que lhes permitam compreender e apoiar o processo de avaliação em intervenção precoce na infância (IPI) como mais uma oportunidade para promover o desenvolvimento da criança e reforçar a relação de colaboração com a família, reconhecendo a sua centralidade e respondendo às suas preocupações, prioridades e necessidades; b) enquadrar o processo de avaliação no âmbito do ciclo de avaliação e intervenção em IPI; c) distinguir as características de uma avaliação tradicional da avaliação em IPI; d) identificar o que caracteriza a avaliação em IPI nas suas duas principais dimensões; e) promover o desenvolvimento de competências na concretização de um processo de avaliação centrado na família/cuidadores.
Conteúdosi. O processo de Avaliação centrado na família: O ciclo de intervenção dos serviços personalizados para as crianças e suas famílias e as práticas de ajuda eficaz ao longo do ciclo de intervenção. Construção da relação de colaboração.
ii. A Avaliação em Intervenção Precoce na Infância: Identificação das preocupações, prioridades e recursos da família. Identificação das características da criança.
iii. Como implementar a avaliação da criança numa perspetiva centrada na família: Planificação da avaliação com a família. O papel da família na condução da avaliação. A partilha dos resultados.
Cronograma
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Mês |
Dia |
Ano |
Horário |
Nº Sessão |
Total Horas |
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Outubro |
29 |
2025 |
13,30h às 16,30h |
1ª |
3h |
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Novembro |
12 |
2025 |
09,30h às 12,30h |
2ª |
3h |

- Formador: Ana Pereira
Ana Lúcia Coelho Flôr Baptista da Silva Pereira/ Mestrado em Educação Especial
Grupos de Recrutamento: 100, 910. Apenas os docentes a exercer funções no Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, integrados na Equipa Local de Intervenção Precoce na Infância (ELI) do Seixal.
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 100 e 910