Objetivos
A orientação escolar e profissional é um eixo fundamental da missão educativa das escolas e uma dimensão estruturante da autonomia e flexibilidade curricular. No contexto atual, caracterizado por uma multiplicidade de percursos formativos — ensino regular, profissional, artístico, cursos de aprendizagem e vias para o ensino superior, torna-se imperioso que os docentes, especialmente os Diretores de Turma e os elementos das EMAEI, possuam conhecimento atualizado e competências para apoiar cada aluno na construção do seu projeto de vida.
Esta necessidade é particularmente premente no caso dos alunos com Programa Educativo Individual (PEI), para os quais se prevê, sempre que adequado, a elaboração de um Plano Individual de Transição (PIT). Estes instrumentos pedagógicos requerem uma articulação efetiva entre escola, família e parceiros comunitários, no sentido de garantir percursos de transição bem-sucedidos para a vida pós-escolar, seja no prosseguimento de estudos, na formação profissional ou na integração socioprofissional.
A ação “Da Escola à Vida: Apoiar com Propósito” pretende, assim, promover uma abordagem integrada à orientação e encaminhamento de todos os alunos, valorizando a diversidade de perfis, ritmos, expetativas, e reforçando a capacidade das equipas educativas para um apoio informado, ético e inclusivo.
A presença da ANQEP assegura o rigor técnico e científico da informação sobre as vias de qualificação e certificação disponíveis no sistema educativo nacional, bem como a articulação com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e com as estratégias nacionais de aprendizagem ao longo da vida e empregabilidade jovem.
Do ponto de vista pedagógico, esta iniciativa fundamenta-se em evidência científica e em princípios de educação inclusiva, diferenciação pedagógica e orientação para a equidade, correspondendo aos desafios profissionais colocados aos docentes na operacionalização de percursos personalizados e no acompanhamento de decisões vocacionais e profissionais.
Constitui, portanto, uma ação de formação com relevância científica, pedagógica e ética, sustentada na necessidade de qualificar a intervenção docente na orientação vocacional e na transição dos alunos, incluindo aqueles que se encontram abrangidos por medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Atendendo à pertinência do tema e à escassez de informação sobre as diferentes oportunidades, o CFAE Seixal procurou envolver os Centros de Formação que compõem a rede Entre Tejo e Sado ( CFAE de Almada; CFAE de Barreiro Moita; CFAE de Alcochete e Montijo e o CFAE de Setúbal), que de imediato mostraram interesse em participar na ação.
Conteúdosi. Mapeamento das vias de ensino e formação em Portugal.
. Ensino regular, profissional, artístico e cursos de aprendizagem.
. Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e certificações.
ii. Estratégias de orientação vocacional e de encaminhamento
. O papel do Diretor de Turma e da EMAEI na mediação com alunos e famílias.
iii. A ANQEP e as políticas públicas de qualificação e empregabilidade
. O Sistema Nacional de Qualificações e as oportunidades formativas.
. Plataformas e recursos digitais de apoio à orientação (Ex: Catálogo Nacional de Qualificações, SIGO, etc.).
iv. Percursos personalizados e transição pós-escolar
v. Partilha de práticas e reflexão colaborativa
Cronograma
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Mês |
Dia |
Ano |
Horário |
Nº Sessão |
Total Horas |
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outubro |
22 |
2025 |
15:00h- 18:00h |
1 |
3h |

- Formador: António Pedro Duarte
- Formador: Custódio Lagartixa
- Formador: Maria Pires
- Formador: Orlando Teixeira
Custódio Manuel Gésero Lagartixa - Mestrado em Educação
Maria de Fátima de Sousa Pires - Mestrado em Educação
António Pedro Duarte - Mestrado em Educação
Alzira Maria de Brito Mendes - CCPFC/RFO-07161/98
Prioridade para os elementos da EMAEI e Diretores de Turma das escolas associadas aos Centros de formação:
- CFAE Seixal
- Almadaforma
- Cenforma
- CFAE Barreiro Moita
- CFAE Ordem de Santiago
Ação realizada em parceria pela Rede de CFAE de Entre Tejo e Sado.