Objetivos

A orientação escolar e profissional é um eixo fundamental da missão educativa das escolas e uma dimensão estruturante da autonomia e flexibilidade curricular. No contexto atual, caracterizado por uma multiplicidade de percursos formativos — ensino regular, profissional, artístico, cursos de aprendizagem e vias para o ensino superior, torna-se imperioso que os docentes, especialmente os Diretores de Turma e os elementos das EMAEI, possuam conhecimento atualizado e competências para apoiar cada aluno na construção do seu projeto de vida.

Esta necessidade é particularmente premente no caso dos alunos com Programa Educativo Individual (PEI), para os quais se prevê, sempre que adequado, a elaboração de um Plano Individual de Transição (PIT). Estes instrumentos pedagógicos requerem uma articulação efetiva entre escola, família e parceiros comunitários, no sentido de garantir percursos de transição bem-sucedidos para a vida pós-escolar, seja no prosseguimento de estudos, na formação profissional ou na integração socioprofissional.

A ação “Da Escola à Vida: Apoiar com Propósito” pretende, assim, promover uma abordagem integrada à orientação e encaminhamento de todos os alunos, valorizando a diversidade de perfis, ritmos, expetativas, e reforçando a capacidade das equipas educativas para um apoio informado, ético e inclusivo.

A presença da ANQEP assegura o rigor técnico e científico da informação sobre as vias de qualificação e certificação disponíveis no sistema educativo nacional, bem como a articulação com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e com as estratégias nacionais de aprendizagem ao longo da vida e empregabilidade jovem.

Do ponto de vista pedagógico, esta iniciativa fundamenta-se em evidência científica e em princípios de educação inclusiva, diferenciação pedagógica e orientação para a equidade, correspondendo aos desafios profissionais colocados aos docentes na operacionalização de percursos personalizados e no acompanhamento de decisões vocacionais e profissionais.

Constitui, portanto, uma ação de formação com relevância científica, pedagógica e ética, sustentada na necessidade de qualificar a intervenção docente na orientação vocacional e na transição dos alunos, incluindo aqueles que se encontram abrangidos por medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. 

Atendendo à pertinência do tema e à escassez de  informação sobre as diferentes oportunidades, o CFAE Seixal procurou envolver os Centros de Formação que compõem  a rede Entre Tejo e Sado ( CFAE de Almada; CFAE de Barreiro Moita; CFAE de Alcochete e Montijo e o CFAE de Setúbal), que de imediato mostraram interesse em participar na ação.

Conteúdos

i. Mapeamento das vias de ensino e formação em Portugal.

. Ensino regular, profissional, artístico e cursos de aprendizagem.

. Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e certificações. 

ii. Estratégias de orientação vocacional e de encaminhamento

. O papel do Diretor de Turma e da EMAEI na mediação com alunos e famílias.

iii. A ANQEP e as políticas públicas de qualificação e empregabilidade

. O Sistema Nacional de Qualificações e as oportunidades formativas.

. Plataformas e recursos digitais de apoio à orientação (Ex: Catálogo Nacional de Qualificações, SIGO, etc.). 

iv. Percursos personalizados e transição pós-escolar

v.      Partilha de práticas e reflexão colaborativa


Cronograma

Mês

Dia

Ano

Horário

Nº Sessão

Total Horas

 outubro

 22 

   2025

15:00h- 18:00h 

 1

 3h


Formador(es):: Orlando Fernandes Teixeira - Mestrado em Educação
Custódio Manuel Gésero Lagartixa - Mestrado em Educação
Maria de Fátima de Sousa Pires - Mestrado em Educação
António Pedro Duarte - Mestrado em Educação
Alzira Maria de Brito Mendes - CCPFC/RFO-07161/98
: ACD2510
Registo de acreditação: 2425ACD2510
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Prioridade para os elementos da EMAEI e Diretores de Turma das escolas associadas aos Centros de formação:

  • CFAE Seixal
  • Almadaforma
  • Cenforma
  • CFAE Barreiro Moita
  • CFAE Ordem de Santiago

Vagas: Sem limite
Carga horária presencial: 3
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Ação realizada em parceria pela Rede de CFAE de Entre Tejo e Sado.
Data de inicio da ação - Certificados: 22 de outubro de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 22 de outubro de 2025