Objetivos

 Apoiar os professores a promover novas abordagens, mais práticas e contextualizadas no currículo que promovam a interdisciplinaridade numa perspetiva STEM; - Proporcionar conhecimento sobre recursos e metodologias de aprendizagem baseadas em projetos; - Explorar e manipular experimentalmente exemplos de atividades STEM; - Abordar novos recursos educativos para o ensino das STEM - Conhecer o projeto europeu Science on Stage e como participar, o que permitirá visibilidade internacional aos professores e respetivas escolas. 

Conteúdos

 Receção e apresentação dos participantes 

• Introdução: O que é o projeto Science on Stage 

• Atividades práticas hands-on: ensinar STEM usando a metodologia inquiry-based learning   

• Intervalo  

• Organização de conceitos: como ensinar a ciência no século XXI 

• Atividades práticas hands-on: ensinar STEM usando a metodologia inquiry-based learning  

• Ser um professor Science on Stage - como podem os professores portugueses participar no projeto europeu Science on Stage 

• Perguntas e respostas e avaliação da ação 

Cronograma

7 julho

9:30 - 12:30

Formador(es)::

Isabel Almeida Borges / Mestre em Supervisão Pedagógica

: ACD2442
Registo de acreditação: 2425ACD2442
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: Presencial
Local: AE Pedro Eanes Lobato
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Grupo disciplinar: 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Grupo disciplinar: 230 - Matemática e Ciências da Natureza
Grupo disciplinar: 510 - Física e Química
Grupo disciplinar: 520 - Biologia e Geologia
Grupo disciplinar: 500 - Matemática
Vagas: 35
Carga horária presencial: 3
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 110, 230, 500, 510 e 520.

Data de inicio da ação - Certificados: 7 de julho de 2025
Data de termino da ação - Certificados: 7 de julho de 2025