Objetivos
Numa escola com características tão peculiares como a Pedro Eanes Lobato - Escola TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritári), onde os docentes enfrentam diariamente o grande desafio que é motivar os alunos para o ensino/aprendizagem, a expressão dramática apresenta-se, na minha opinião, como uma ótima aliada, podendo fornecer ao professor estratégias que estimulem a criatividade, a comunicação, a colaboração e a empatia.
Esta minha proposta visa dar a conhecer algumas ferramentas que os docentes possam utilizar nas suas aulas, nos vários contextos de ensino, que contribuam para uma mudança na abordagem dos seus conteúdos, criando ambientes de aprendizagem mais participativos e humanos e desenvolvam nos alunos o pensamento crítico.
Esta formação não tem como objetivo formar atores, mas sensibilizar para o facto de que, a introdução do elemento dramático nas aulas, ajuda o docente a ser mais expressivo, sensível e criativo, proporcionando momentos de aprendizagem diferentes que provavelmente irão promover competências essenciais nos alunos como a escuta ativa e a resolução criativa de problemas.
Conteúdosi. Aquecimento físico;
ii. Apresentação;
iii. Desenvolver a concentração: estar pronto a dar e a receber;
iv. Perceção/ domínio do corpo no espaço;
v. O corpo como instrumento de comunicação;
vi. Movimento, gesto e linguagem não-verbal;
vii. O papel da voz e da entoação;
viii. A criatividade em ação: cooperação criativa
ix. A consciência do outro, a confiança e o respeito.
Cronograma
30 de junho9:30 - 12:30

- Formador: Margarida Bandeira
Maria Margarida dos Reis C.S. Bandeira / Mestre em Arte e Educação
Exclusiva a professores do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.