Objetivos
Explorar potencialidades de recursos digitais para a aprendizagem dos alunos, incluindo o GeoGebra, o Excel ou outro(s) recurso(s) digital(is) como facilitador(es) da compreensão da Matemática; Selecionar/adaptar/criar recursos digitais para o ensino e aprendizagem; Analisar diferentes tipos de tarefas e respostas dos alunos, identificando estratégias usadas, erros e dificuldades que emergiram; Planear de tarefas para propor os alunos com recursos digitais, tendo em conta o objetivo específico de aprendizagem, o contexto e os alunos, prevendo momentos de apresentação da tarefa, trabalho autónomo, discussão coletiva e síntese; Observar o trabalho dos alunos em sala de aula e refletir sobre ele; Refletir sobre a utilização pedagógica dos recursos digitais, nomeadamente no âmbito da didática; Partilhar tarefas propostas aos alunos em sala de aula, incluindo uma reflexão sobre o trabalho em sala de aula.Conteúdos
A oficina terá por base o trabalho colaborativo entre os professores, centrado na sua prática letiva. Os professores deverão planear uma aula, a aula de investigação, com o propósito de ajudar os seus alunos a ultrapassar um problema de aprendizagem que identifiquem. Nas sessões de planeamento, serão desafiados a elaborar tarefas, identificando os recursos digitais que melhor se adequam aos seus objetivos de aprendizagem (seleção/criação/modificação), e que os alunos possam resolver usando diferentes representações e estratégias, que depois terão oportunidade de apresentar e discutir. O planeamento detalhado da aula incluirá a antecipação de estratégias e representações que os alunos podem usar e de dificuldades que podem emergir durante a aula, o que permitirá aos professores pensar nas intervenções que podem fazer para apoiar os alunos enquanto eles trabalham na tarefa. A aula será lecionada por um dos professores, enquanto os restantes observam, focando-se no trabalho dos alunos. Depois da aula, os professores partilham e refletem sobre o trabalho dos alunos, baseando-se nas observações que fizeram, procurando fazer inferências sobre as aprendizagens dos alunos. Assim, o foco na aprendizagem dos alunos é um aspeto central desta oficina, ao encontro do que referem Lucas e Moreira (2018): “o verdadeiro potencial das tecnologias digitais reside na mudança de foco do processo de ensino: de processos dirigidos pelo educador para processos centrados no aprendente” (p. 20). Propostas de trabalho:
•Reconhecimento geral do tópico: análise de documentos curriculares; resolução de tarefas usando o GeoGebra, o Excel ou outro(s) recurso(s) digital(is); discussão de um artigo de investigação (a selecionar, depois de selecionado o tópico a trabalhar);
•Tipos de tarefas a propor aos alunos, incluindo tarefas onde são usados recursos digitais: análise de respostas dos alunos identificando estratégias que usaram, dificuldades que emergiram e respostas surpreendentes; partilha dos constrangimentos identificados; reflexão sobre possíveis reformulações e extensões e sobre possíveis formas de avaliar as aprendizagens dos alunos;
•Planeamento da aula de investigação: elaboração de tarefas para propor aos alunos, com recursos digitais; antecipar dificuldades e estratégias dos alunos; definir o modo de trabalho dos alunos e de apresentar a tarefa (prevendo momentos de apresentação da tarefa, trabalho autónomo, discussão coletiva e síntese); definir as estratégias para a discussão coletiva e pontos da síntese final; preparar o processo de observação da aula;
•Observação da aula, lecionada por um dos professores, tendo como foco o trabalho dos alunos; reflexão pós-aula.
Cronograma
a definir
- Formador: Paula Gomes
- Formador: Rui Raposo
Rui Pedro Broco Raposo - CCPFC/RFO-20355/06
Exclusiva a professores da Escola Secundária Dr. José Afonso
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 230 e 500.