Objetivos
- Sensibilizar para a importância de adotar uma atitude sustentável na Educação.
- Compreender o impacto do Bem-Estar na vida da Escola e das suas pessoas.
- Explorar o contributo do autoconhecimento para o propósito e qualidade do trabalho e da Escola.
- Conhecer Modelos filosóficos de autoconhecimento.
- Exercitar ferramentas de autoconhecimento através de exercícios filosóficos práticos.
- Construir um recurso didático-pedagógico para utilização em meio escolar.
Conteúdos1. Sustentabilidade e Educação (1h síncrona)
2. A influência do Bem-Estar no desempenho das pessoas (alunos, professores e pessoal não-docente) (1h síncrona)
3. O autoconhecimento como base (1h síncrona)
4. Filosofia de vida, níveis de autoconhecimento e desenvolvimento (Abordagem a documentos programáticos) (2h síncronas)
5. Ferramentas para o autoconhecimento (2h síncronas)
6. Vantagens do autoconhecimento para a carreira (1h síncrona)
7. Desafios e obstáculos do autoconhecimento (2h síncronas)
8. Conciliação vida pessoal, familiar e profissional (2h síncrona)
9. Exercícios de Filosofia prática (3h síncronas + 9h assíncronas)
10. A importância do Propósito (1h síncrona)
Cronograma
Sesões síncronas:Horário:
19:00 - 21:00

- Formador: Jorge Dias
JORGE HUMBERTO GUERREIRO DIAS - CCPFC/RFO-18120/04
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.