Objetivos
O avanço das tecnologias digitais tem vindo a transformar o ambiente educativo, exigindo que os profissionais da educação desenvolvam competências para integrar recursos digitais nas suas práticas pedagógicas. Os Laboratórios de Educação Digital (LED), recentemente instalados no agrupamento, surgem como espaços inovadores que promovem o desenvolvimento de competências digitais, a aprendizagem ativa e o pensamento crítico junto dos alunos. Os equipamentos de artes e multimédia são recursos que compõe este espaço. A introdução à captação, edição e produção de áudio e vídeo nas escolas permite tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e orientadas para a resolução de problemas do mundo real. Ao possibilitar a articulação entre as tecnologias da informação, os media e o ensino de línguas e das expressões (entre outras), estes meios tecnológicos podem favorecer uma aprendizagem de conteúdos curriculares de forma mais visual, dinâmica, significativa e interativa, facilitando a compreensão de conteúdos complexos naquelas áreas.
No contexto do ensino, a utilização recursos multimédia contribui para o desenvolvimento de competências essenciais no século XXI, tais como o pensamento crítico, a criatividade, a resolução de problemas e a literacia digital. Além disso, incentiva o trabalho colaborativo, a experimentação e o espírito inovador, preparando os alunos para os desafios do futuro, o que nos parece substanciar a missão da escola dos nossos dias.
Esta formação apoia-se em referenciais como o Plano de Ação para a Transição Digital e o Referencial Europeu de Competências Digitais para Professores, destacando a importância da inovação tecnológica na educação e da utilização de tecnologias digitais para promover aprendizagens significativas.
Conteúdos- Utilização pedagógica dos Laboratórios de Educação Digital;
- Integração de artes e multimédia nas práticas pedagógicas;
- Potencialidades dos equipamentos de artes e multimédia no ensino de diferentes disciplinas;
- Princípios básicos de captação, edição e produção de áudio e vídeo;
- Integração de ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem (capcut, clipchamp, Audacity, sunno).
- Criação de cenários de aprendizagem inovadores e colaborativos:
- “Stop motion”, a construção de uma narrativa.
Cronograma
16 Junho
18:30 – 21:30

- Formador: Sergio Paes
Sérgio Eduardo Raposo Paes – Mestrado em Gestão e Administração Escolar
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.