Objetivos
. Ter ferramentas para a compreensão dos fenómenos migratórios nas sociedades contemporâneas;
. Reconhecer a educação para o desenvolvimento e a educação intercultural como respostas promotoras de justiça e igualdade, perante a crescente diversidade cultural;
. Contribuir para a conceção de recursos pedagógicos para integrar a abordagem dos direitos humanos, das migrações e da interculturalidade nas aprendizagens essenciais disciplinares.
Conteúdos
1. Migrações na sociedade e na escola
1.1. Pensar o Mundo: globalizações, (inter)dependências e (in)compreensões.
1.2. Planeta como casa comum: mobilidade e movimentos populacionais.
1.3. Alunos/as e professores/as cidadãos globais.
2. Diversidade cultural e linguística na escola: abordagens e desafios
2.1. A Educação Intercultural e a Educação para o Desenvolvimento
2.2. Competências para a Interculturalidade
2.3. A não discriminação em contexto escolar
3. Prática pedagógica e a diversidade cultural: ao encontro das aprendizagens essenciais
3.1 Os conteúdos do currículo articulados com a temática das Migrações, Educação para o Desenvolvimento e Discriminações.
Cronograma
23, 30 Out, 6, 13, 20, 27 Nov, 4, 11 Dez
18:30 – 21:30
- Formador: Joana Simoes Piedade
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.