Objetivos

. Ter ferramentas para a compreensão dos fenómenos migratórios nas sociedades contemporâneas;

. Reconhecer a educação para o desenvolvimento e a educação intercultural como respostas promotoras de justiça e igualdade, perante a crescente diversidade cultural; 

. Contribuir para a conceção de recursos pedagógicos para integrar a abordagem dos direitos humanos, das migrações e da interculturalidade nas aprendizagens essenciais disciplinares.


Conteúdos

1. Migrações na sociedade e na escola

1.1. Pensar o Mundo: globalizações, (inter)dependências e (in)compreensões.

1.2. Planeta como casa comum: mobilidade e movimentos populacionais.

1.3. Alunos/as e professores/as cidadãos globais.

2. Diversidade cultural e linguística na escola: abordagens e desafios

2.1. A Educação Intercultural e a Educação para o Desenvolvimento

2.2. Competências para a Interculturalidade 

2.3. A não discriminação em contexto escolar 

3. Prática pedagógica e a diversidade cultural: ao encontro das aprendizagens essenciais

3.1 Os conteúdos do currículo articulados com a temática das Migrações, Educação para o Desenvolvimento e Discriminações.



Cronograma

23, 30 Out, 6, 13, 20, 27 Nov, 4, 11 Dez

18:30 – 21:30



Formador(es):: Joana Simões da Luz Piedade - CCPFC/RFO-40736/20
: A241924
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120121/23
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Professores dos Ensinos Básicos e Secundário e Professores de Educação Especial
Vagas: 15
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 23 de outubro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 11 de dezembro de 2024