Objetivos

A oficina de formação de professores em ensino experimental das ciências tem como objetivo proporcionar aosparticipantes os conhecimentos e as competências necessárias para o planeamento, implementação e avaliação deatividades práticas, de campo, experimentais e laboratoriais no ensino das ciências, em concreto:

- Refletir sobre a integração do ensino experimental nas próprias práticas de ensino e o seu contributo para odesenvolvimento do currículo;

- Valorizar e desenvolver o rigor científico conceptual e as capacidades associadas ao trabalho experimental, laboratorial ede campo.

- Aperfeiçoar as competências científicas e didáticas através do envolvimento em propostas de trabalho de naturezainvestigativa.

- Planificar, implementar e avaliar atividades de natureza investigativa na prática pedagógica

- Construir e partilhar recursos didáticos

Conteúdos

Os conteúdos da oficina serão distribuídos da seguinte forma:

1 - Educação em Ciências e Ensino Experimental das Ciências: (2 h)

1.1. Conceitos e modelos atuais

1.2 – Desenvolvimento profissional docente

2 - Metodologias de trabalho de natureza investigativa (PBL / IBL – Problem Based Learning e Inquiry Based Learning) (1h)

2.1. Questão-Problema; Previsões; Fases da experimentação e Planeamento; Registo; Conclusões (1 h)

2.2. Materiais; processos simples; regras básicas de segurança. (2 h)

3 - Identificação orientada e seleção de conteúdos do currículo para desenvolvimento de trabalho de naturezainvestigativa, tendo em conta os anos de escolaridade lecionados pelos formandos; (2 h)

3.1. Enquadramento Curricular e enquadramento conceptual,

3.2. Conceções alternativas;

3.3. Aprendizagens esperadas

4. Atividades Experimentais orientadas

4.1 – Atividades do Clube Ciência Viva (2 h) Nuno Lança

4.2 – Ação TEIP “Saber Fazer, Fazer para Saber” (2 h) Armanda

4.3 – Saída de campo (4 h) Pedro Pereira

4.4 – Atividades Esero (2 h) – Sandra Vasconcelos

4.5 – Repositórios e laboratórios virtuais (2 h) Pedro Pereira

4.6 – Ciência por miúdos, miúdos a fazer ciência (2 h) – Jorge Gonçalves

5. Comunicação, reflexão e avaliação do trabalho autónomo desenvolvido e da ação de formação (3 h)

Cronograma

Sessão 1 - 14.10.2024 
Sessão 2 - 21.10.2024
Sessão 3 - 9.11.2024
Sessão 4 - 18.11.2024
Sessão 5 - 25.11.2024
Sessão 6 - 2.12.2024
Sessão 7 -5.12.2024
Sessão 8 - 9.12.2024
Sessão 9 - 16.12.2024


18:30 - 21:30


Formador(es):: Pedro Miguel da Silva Pereira - CCPFC/RFO-39790/19
: A241324
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125035/24
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária da Amora
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Grupo disciplinar: 230 - Matemática e Ciências da Natureza
Critérios de seleção:


Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 14 de outubro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 13 de dezembro de 2024