Objetivos

A leitura é uma prática fundamental para o desenvolvimento intelectual e pessoal, desempenhando um papel crucial na formação de indivíduos críticos e informados. No entanto, a perceção da leitura pode variar significativamente, sendo muitas vezes vista como uma obrigação, especialmente em contextos académicos e profissionais. Esta dicotomia entre prazer e obrigação pode impactar o compromisso com a leitura e, consequentemente, o desenvolvimento pessoal e profissional.

Com a realização desta conferência, "Leitura: Prazer ou Obrigação", pretende-se dar um contributo válido para a necessidade de motivar os cidadãos  para o prazer da leitura, superar as barreiras que transformam a leitura numa obrigação e promover hábitos de leitura saudáveis, equilibrados e mobilizadores. Ao abordar estas problemáticas, a formação contribuirá para um desenvolvimento pessoal mais robusto e uma maior e melhor apreciação dos benefícios da leitura.

Conteúdos

- Compreender as Motivações para a Leitura;

- Explorar os diferentes motivos pelos quais as pessoas leem, distinguindo entre leitura por prazer e leitura por obrigação;

- Analisar o Impacto da Leitura no Desenvolvimento Pessoal e social:

- Refletir sobre como a leitura pode influenciar o crescimento pessoal e intelectual dos leitores, quando é realizada por prazer e quando é realizada por obrigação; 

- Identificar obstáculos e desafios enfrentados pela Leitura; 

Conteúdos:

- Motivações e Perceções sobre a Leitura; 

- Reflexão sobre as diferenças entre leitura por prazer e por obrigação; 

- Benefícios da Leitura para o Desenvolvimento Pessoal e desenvolvimento das Literacias; 

- Impacto da leitura na ampliação do conhecimento, desenvolvimento crítico e empatia; 

- Exemplos de como a leitura pode enriquecer a vida pessoal e profissional; 

- Identificação de fatores inibidores e potenciadores da Leitura; 

- A Leitura no Currículo; 

- Mediação de Leitura;

- Leitura e Literacias(ver programa detalhado).


Cronograma

Sessão Presencial – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa 

08 de novembro de 2024



Formador(es):: Regina dos Santos Duarte - Doutoramento;
Nicolau João Gonçalves Borges - Mestrado;
Anabela Caldeira;
Andreia Brites;
Elisabete Soalheiro.
: ACD2404
Registo de acreditação: 2324ACD2404
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: Presencial
Local: Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Participantes com bilhete de acesso à conferência.

Vagas: Sem limite
Carga horária presencial: 6
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.


ACD realizada pelo Plano Nacional de Leitura
Data de inicio da ação - Certificados: 8 de novembro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 8 de novembro de 2024