Objetivos
A leitura é uma prática fundamental para o desenvolvimento intelectual e pessoal, desempenhando um papel crucial na formação de indivíduos críticos e informados. No entanto, a perceção da leitura pode variar significativamente, sendo muitas vezes vista como uma obrigação, especialmente em contextos académicos e profissionais. Esta dicotomia entre prazer e obrigação pode impactar o compromisso com a leitura e, consequentemente, o desenvolvimento pessoal e profissional.
Com a realização desta conferência, "Leitura: Prazer ou Obrigação", pretende-se dar um contributo válido para a necessidade de motivar os cidadãos para o prazer da leitura, superar as barreiras que transformam a leitura numa obrigação e promover hábitos de leitura saudáveis, equilibrados e mobilizadores. Ao abordar estas problemáticas, a formação contribuirá para um desenvolvimento pessoal mais robusto e uma maior e melhor apreciação dos benefícios da leitura.
Conteúdos- Compreender as Motivações para a Leitura;
- Explorar os diferentes motivos pelos quais as pessoas leem, distinguindo entre leitura por prazer e leitura por obrigação;
- Analisar o Impacto da Leitura no Desenvolvimento Pessoal e social:
- Refletir sobre como a leitura pode influenciar o crescimento pessoal e intelectual dos leitores, quando é realizada por prazer e quando é realizada por obrigação;
- Identificar obstáculos e desafios enfrentados pela Leitura;
Conteúdos:
- Motivações e Perceções sobre a Leitura;
- Reflexão sobre as diferenças entre leitura por prazer e por obrigação;
- Benefícios da Leitura para o Desenvolvimento Pessoal e desenvolvimento das Literacias;
- Impacto da leitura na ampliação do conhecimento, desenvolvimento crítico e empatia;
- Exemplos de como a leitura pode enriquecer a vida pessoal e profissional;
- Identificação de fatores inibidores e potenciadores da Leitura;
- A Leitura no Currículo;
- Mediação de Leitura;
- Leitura e Literacias(ver programa detalhado).
Cronograma
Sessão Presencial – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
08 de novembro de 2024
Regina Duarte; Andreia Brites; Anabela Caldeira; Elisabete Soalheiro; Nicolau Borges.
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.