Objetivos
A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em crianças/alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.
Esta formação pretende dotar os docentes de conhecimentos que lhes permitam identificar áreas subdesenvolvidas, nas crianças do Pré-escolar e nos alunos do 1.º Ciclo, que impactam o seu desenvolvimento e sucesso escolar.
Conteúdos1. Fatores Preditivos de Sucesso no Pré-escolar
i. Funções Executivas
ii. Neuroplasticidade
2. Exercícios de Avaliação e Treino das Funções Executivas no Pré-escolar
3. Modelo de Continuidade para Igualdade de Acesso ao Ensino Básico
Cronograma
Mês |
Dia |
Ano |
Horário |
Nº Sessão |
Total Horas |
julho |
9 |
2024 |
15h00 – 18h00 |
1 |
3 |
- Formador: Paulo Nossa
- Formador: Nuno Palma
Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.