Objetivos

A Associação EPIS desenvolve, nas escolas portuguesas, programas de combate ao insucesso escolar com base numa metodologia de potenciação e de capacitação das competências cognitivas, não cognitivas e neuropsicológicas. As metodologias EPIS são distintivas no modelo, nos processos e na escala: (1) intervenção focalizada em crianças/alunos de risco (2) mediadores profissionais (3) sinalização multifatorial de riscos, com indicadores internacionais (4) potenciação e capacitação para o sucesso numa abordagem 360º que inclui família, escola e território.

Esta formação pretende dotar os docentes de conhecimentos que lhes permitam identificar áreas subdesenvolvidas, nas crianças do Pré-escolar e nos alunos do 1.º Ciclo, que impactam o seu desenvolvimento e sucesso escolar.

Conteúdos

1. Fatores Preditivos de Sucesso no Pré-escolar

i. Funções Executivas

ii. Neuroplasticidade

2. Exercícios de Avaliação e Treino das Funções Executivas no Pré-escolar

3. Modelo de Continuidade para Igualdade de Acesso ao Ensino Básico

Cronograma

Mês

Dia

Ano

Horário

Nº Sessão

Total Horas

julho

9

2024

15h00 – 18h00

 3



Formador(es):: Paulo Nuno Nossa / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 28037/10
Nuno Miguel Canto da Palma / Doutoramento / CCPFC/RFO N.º 29508/11
: ACD2337
Registo de acreditação: 2324ACD2337
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Vagas: 20
Carga horária presencial: 3
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 9 de julho de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 9 de julho de 2024