Objetivos
● Refletir sobre o papel do professor como mediador e facilitador da aprendizagem em ambientes inovadores e inclusivos.
● Refletir sobre o trabalho colaborativo como condição de sustentabilidade para a mudança de práticas (desafios e oportunidades).
● Desenvolver estratégias para criar ambientes de aprendizagem acolhedores e desafiadores para todos os alunos.
● Experimentar diferentes metodologias e estratégias promotoras de aprendizagem ativa.
● Utilizar recursos tecnológicos como ferramentas digitais e inteligência artificial para promover a aprendizagem personalizada e significativa.
● Adaptar as práticas pedagógicas às necessidades e interesses específicos dos alunos.
● Aprender a utilizar diferentes ferramentas digitais para a criação de conteúdos educativos, atividades interativas e avaliação da aprendizagem.
● Explorar as potencialidades da inteligência artificial para a personalização da aprendizagem, a identificação de dificuldades e a orientação dos alunos
Conteúdos
Módulo 1: O Trabalho Colaborativo e a Reconfiguração dos Ambientes de Aprendizagem:
-Sinergias de saberes e esforços;
- Ambientes Híbridos e experiências de aprendizagem integradas;
- Projeto coletivo
Módulo 2: Práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas: metodologias e estratégias promotoras de aprendizagem ativa;
- Diversidade e Inclusão;
-Estratégias promotoras de aprendizagem ativo: dos métodos analógicos aos
recursos digitais;
- A abordagem em Blended Learning;
Módulo 3: Ferramentas digitais para criar ambientes de aprendizagem colaborativa e realização de recursos educativos;
- Exploração de aplicações facilitadoras da realização de recursos interativos e colaborativos em simultâneo.
Módulo 4: Avaliar com recurso ao digital e à IA generativa.
-Ferramentas tecnológicas de avaliação e de apoio ao feedback imediato;
-Avaliação Pedagógica online (importância das Rúbricas no processo de
autorregulação, avaliação formativa e sumativa)
Cronograma
24 junho - online
25 junho - Online,
28 Junho - Presencial,
1 julho - Online,
5 julho - Online,
8 julho - Online,
11 junho - Online,
15 Julho - Presencial
19:00 - 22:00
- Formador: Maria do Carmo Reis Perdigão Matias da Correia
- Formador: Paulo Santos
Paulo Alexandre Almeida Santos - CCPFC/RFO-26229/09