Objetivos
A formação avançada no Boccia II, num segundo nível na sequência da primeira e de Iniciação, visa aprofundar os conhecimentos e as competências para o exercício da função educativa, para consecução e prossecução da Educação Inclusiva e para os fins da total participação preconizado na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
A rápida e crescente evolução do pensamento político mundial em matéria de participação e inclusão social, designadamente no desporto, teve impactos significativos na evolução do Boccia no Desporto Escolar quer quantitativa quer qualitativa dos praticantes, que requer diferentes e avançados níveis de qualificação e de aprofundamento de conhecimentos e competências.
Todas as áreas são específicas, designadamente a “Funcionalidade”, as “Técnicas de Lançamento”, as “Estratégias, Táticas e a Recuperação”, os recursos quer termos de Assistentes Técnicos” quer em termos de Produtos de Apoios, de Equipamentos Específicos ou Adaptados” as Regras, em atualização e mudanças.
Conteúdos
Os Conteúdos da Ação compreendem sete (7) Unidades de Ação, com uma carga horária total de 25 horas, distribuídas de acordo com a seguinte estrutura:
1. As Regras e as componentes de ensino-treino
Analisar a recente evolução e alterações das Regras e os seus impactos face ao número de provas nomeadamente, provas exclusivamente por sexo e outras mistas, na funcionalidade, nas estratégias e táticas. Adequação das regras convencionais, internacionais e nacionais do federado, as normas do Desporto Escolar e a Escola Inclusiva, e ao seu regime jurídico.
2. Análise da Funcionalidade
Aprofundar a análise comparativa entre os padrões de movimento sem alterações e limitações em relação a diversidade do perfil de funcionalidade com as alterações e limitações na motricidade, por um lado e, por outro lado conhecer os sistemas de elegibilidade e de classificação e adquirir as competências dos diferentes métodos e técnicas de avaliação da funcionalidade. Saber identificar as limitações funcionais e saber adotar as medidas preventivas.
3. Técnicas de lançamento e utilização de recursos
A técnica específica implica o domínio da utilização dos recursos tecnológicos, adaptados e os assistentes, o domínio do espaço do campo de jogo, domínio dos diferentes tipos de lançamentos que terá de se ajustar a estratégia e tática, do desenvolvimento de elevado nível de trajetória da bola.
4. Estratégias, Táticas e a Recuperação
As Estratégias e Táticas individuais e coletivas nas provas individuais em função das diferentes categorias e perfis de funcionalidade, quer masculinas quer femininas e as coletivas mistas nas duas categorias de Pares e na Equipa, tomando em considerando os que jogam as diferentes estruturas e funções do corpo, isto é, membros inferiores, superiores e regiões da cabeça, atendendo a utilização dos diferentes produtos de apoio, equipamentos específicos e materiais adaptados assim como diferentes formas de apoio do Assistente Técnico Desportivo.
A recuperação tem atenção a prevenção das lesões, do agravamento da patologia e a utilização de técnicas de recuperação atendendo aos sistemas e formatos de competição.
5. Sistemas e Formatos de Competição
Conhecer e adequar os sistemas e os formatos de competição ao processo formativo dos praticantes e seus assistentes técnico desportivo assim como aos diferentes sistemas, estratégias e técnicas de inclusão e de participação nas diferentes estruturas do sistema desportivo, nacional e internacional.
6. Formação de Assistentes Técnicos Desportivo
Implementar programas de formação dos Assistentes Técnicos Desportivas de competências no apoio as ações de formação, de preparação e de competição nos domínios da funcionalidade, de utilização dos produtos de apoio, de equipamentos específicos e adaptados, na comunicação, no apoio as atividades da vida diária, na promoção da autonomia dos praticantes e, ainda, no conhecimento das regras, dos regulamentos, sistemas e formatos de competição.
7. Produtos de Apoio e Equipamentos Adaptados
Conhecer, ser capaz de aconselhar, de acordo com as normas nacionais, e de selecionar os Produtos de Apoio (ISSO 9999:2016) por forma a promover a autonomia das pessoas com deficiência/incapacidade, assim recursos materiais e meios de ensino-treino adaptados e/ou específicos que melhor se adequam aos perfis de funcionalidade. Atender, ainda, aos contributos para ODS: 3 Saúde e Bem-estar, 10 Reduzir a Desigualdade e 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Cronograma
- Formador: Patrícia Melo
Patrícia Filipa Simão Melo - CCPFC/RFO-38078/17
Precedência da ação Boccia para todos na escola (nível1)
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos Grupos 260, 620 e 910.