Objetivos

Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão

Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade

Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de práticas que concorrem para a inclusão

Refletir sobre a relevância das aprendizagens informais, os meios de as incorporar na promoção de ambientes educativos favoráveis à participação de alunos na condução do processo educativo

Promover estratégias de otimização da participação dos alunos na vida da escola

Elencar mecanismos de promoção do envolvimento das famílias na criação de ambientes inclusivos

Refletir sobre o papel das lideranças na criação de ambientes promotores de aprendizagens não-formais e informais consistentes com os objetivos da educação inclusiva

Equacionar os termos da cooperação interinstitucional em ordem à inclusão

Refletir sobre instrumentos de monitorização das práticas de inclusão


Conteúdos

1. Enquadramento teórico e normativo 

1.1. Quadro conceptual

Os direitos humanos e as políticas de inclusão.  

Justiça distributiva e éticas do cuidado.

Tradução dos princípios de justiça em direitos e capacidades.

O projeto Strength Through Diversity e a diversidade dos públicos na educação escolar: dimensões da diversidade; abordagens multinível da diversidade em educação.


1.2. Quadro normativo de referência

Os Decretos-Leis nº 54/2018 de 6 de julho (na sua redação atual) e n.º 55/2018, de 6 de julho (e respetivas Portarias).

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Autonomia e responsabilidade dos decisores locais: interpretação dos normativos; as margens de autonomia potenciada pela portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, na sua redação atual.

Documentos curriculares e instrumentos de autonomia dos AE/ENA.


1.3. Dimensões organizacionais das políticas de inclusão – exercício exploratório

[trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 1.1. e 1.2.]

2. Concretização das políticas de inclusão 

2.1 As escolas e as práticas

A inclusão em contexto: modelos educativos e conceções de cidadania e equidade.

2.2. Os agentes sociais das práticas de inclusão 

Pessoas, instituições, ambientes de aprendizagem.

Cooperação interinstitucional em ordem à inclusão.

2.3. Os recursos para a inclusão

A identificação e gestão dos recursos (humanos, materiais, institucionais) e a sua potencialização na promoção da escola inclusiva.

2.4. Contextos de interação socioeducativa na perspetiva da inclusão: a sala de aula e ‘o resto’ – exercício exploratório

[trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 2.1., 2.2. e 2.3.]

3. Conhecer, partilhar, decidir 

3.1. Conhecer e cooperar com as pessoas e as instituições 

3.2. Conhecer, estimular e proteger as crianças e jovens: princípios, métodos, instrumentos

3.3. Conhecer para transformar: dos instrumentos de suporte à monitorização às modalidades de participação de professores, pais e alunos nos processos de decisão – exercício exploratório

[trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 3.1. e 3.2.]

4. Avaliação 

Apresentação e discussão dos trabalhos/produtos finais dos formandos


Cronograma

16, 17 e 18 de abril

9:00 - 18:00


Formador(es)::

Maria do Carmo Reis Perdigão M. M. Correia - CCPFC/RFO-23836/08

: A234024T1
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119507/23
Modalidade: Curso de formação
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária da Amora
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 16 de abril de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 18 de abril de 2024