Objetivos
A Inteligência Artificial emerge como força transformadora no panorama educativo, redefinindo a abordagem tradicional ao ensino e à aprendizagem tornando-a mais personalizada, envolvente e eficaz.
Criando ambientes de aprendizagem interativos e envolventes, através de simulações realistas e atividades adaptativas, aumenta o interesse dos alunos, mas também promove a aplicação prática do conhecimento. Neste sentido, pela sua capacidade para analisar dados, para criar ou adaptar conteúdos e para oferecer feedback individualizado, oferece oportunidades inovadoras para personalizar a aprendizagem, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos.
Nas múltiplas aplicações de acesso livre, os professores encontram um aliado para o planeamento e conceção de, por um lado, atividades pedagógicas adequadas a diversas metodologias e estratégias e, por outro, atividades avaliativas diferenciadas e inovadoras.
Importa salientar que a IA se configura como uma ferramenta que complementa e potencia o trabalho do professor, considerando uma integração consciente e responsável no processo educativo. Contudo, é igualmente crucial abordar junto dos professores os desafios éticos que esta integração envolve, para que se garanta uma utilização responsável e eficaz.
- Em que consiste a Inteligência Artificial (IA)
- IA em contexto educativo: desafios e oportunidades
- IA e avaliação da aprendizagem
- Aplicações de IA no apoio ao processo pedagógico
Cronograma
6 de março18:30 - 21:30
- Formador: Nuno Dorotea
- Doutoramento em Tecnologias e Informação e Comunicação
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.