Objetivos

A APCAS-Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal visa proporcionar as condições que permitam uma efetiva igualdade de oportunidades às pessoas com deficiência e às suas famílias, procurando incluir no seu plano de atividades momentos ou objetivos que sejam transversais à diversidade populacional. A APCAS toma como contexto primordial de inclusão e de promoção dos valores de igualdade a escola e, nesse sentido, tem pretendido colmatar algumas lacunas, proporcionando à escola e à comunidade em geral meios para operacionalizarem a inclusão efetiva de todos os indivíduos, com atividades que podem ser partilhadas e desenvolvidas por todos. Desta forma, dada a importância da disciplina de Educação Física para o desenvolvimento holístico do indivíduo, esta torna-se uma via de acesso por excelência a atividades de capacitação, socialização, desenvolvimento pessoal e inclusão de minorias. A Educação Física é um veículo importante na promoção do respeito pelos outros, da cooperação, da interajuda, de estilos saudáveis e da qualidade de vida de todos, estando incluída no currículo escolar desde o 1º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário. Desta forma, procuramos contribuir e respeitar a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência:

a)respeito pela dignidade inerente, autonomia individual, incluindo a liberdade de fazerem as suas próprias escolhas; b) Não discriminação; c) Participação e inclusão plena e efetiva na sociedade; d) O respeito pela diferença e aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e humanidade; e) Igualdade de oportunidade; f) Acessibilidade; g) Igualdade entre homens e mulheres; h) Respeito pelas capacidades de desenvolvimento das crianças com deficiência e respeito pelo direito das crianças com deficiência a preservarem as suas identidades. [sic]. (Organização das Nações Unidas [ONU], 2006).

Segundo a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), “every child has unique characteristics, interests, abilities and learning needs”, indicando que a escola inclusiva deverá promover a aprendizagem em conjunto, respondendo às diversas necessidades dos alunos, independentemente das suas capacidades, recorrendo a estratégias, recursos e parcerias com a comunidade.

O Programa do XXI Governo Constitucional tem como prioridade a escola inclusiva “onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal ou social, encontram respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social. (…) que responda às suas potencialidades, expectativas e necessidades no âmbito de um projeto educativo comum e plural que proporcione a todos a participação e o sentido de presença em efetivas condições de equidade, contribuindo assim, decisivamente, para maiores nível de coesão social.”.

O Decreto-Lei nº 54/2018 preconiza que a escola deve reconhecer como mais-valia a diversidade dos alunos, “encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios que dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa.”. Deste modo, pressupõe o trabalho de uma equipa multidisciplinar para definição de estratégias pedagógicas e na diversificação curricular. A promoção do trabalho colaborativo e multidisciplinar permite um planeamento de atividades mais ajustadas às necessidades e características de cada um, melhorando o nível de sucesso dos alunos e consequentemente o interesse e motivação.

Assim, esta ação pretende contribuir para que os docentes adquiram conhecimentos, experiências e competências no âmbito das estratégias de inclusão na aula de Educação Física, pretendendo nomeadamente:

Capacitar os docentes de ferramentas e estratégias de inclusão, experimentando diversas metodologias que lhes permitam adquirir um maior número de competências em contexto profissional.

Adequar a estrutura e a dinâmica de atividades em função da funcionalidade, capacidade e fatores contextuais.


Conteúdos

i.Conceitos e Modelos de Inclusão

a.Enquadramento de conceitos: Segregação, Integração e Inclusão

b.Modelos de Inclusão

ii.Inclusão, Multiculturalidade e Deficiência

a.Compreender o perfil da população alvo

b.Identificar estratégias promotoras do processo inclusivo

c.Compreender o envolvimento e o papel dos professores

iii.Estratégias de adaptação nas aulas de Educação Física


Cronograma

29 e 30 Jan
14:00 – 17:00



Formador(es)::

Patrícia Filipa Simão Melo - Mestre em Ensino da Educação Física

: 2324ACD12
Registo de acreditação: 2324ACD12
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: Presencial
Local: AE Paulo da Gama
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Grupo disciplinar: 260 - Educação Física
Grupo disciplinar: 620 - Educação Física
Grupo disciplinar: 910 - Educação Especial
Grupo disciplinar: 100 - Educação Pré-Escolar
Critérios de seleção:

Professores do AE Paulo da Gama

Vagas: 20
Carga horária presencial: 6
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do grupo 100, 110, 260, 620 e 910.

Data de inicio da ação - Certificados: 29 de janeiro de 2024
Data de termino da ação - Certificados: 30 de janeiro de 2024