Objetivos
Pretende-se com este curso de Formação:
- A análise da qualidade do planeamento da acção educativa.
- A elaboração de projetos educativos devidamente consensualizados, incorporando planos detalhados de ação;
- O diagnóstico dos projetos educativos e pedagógicos já concebidos e em desenvolvimento e a respetiva proposta de melhoria metodológica e processual
Conteúdos
1. A Escola/Agrupamento
1.1. Identidade organizacional complexa
1.2. Níveis de Gestão das Organizações Escolares
1.3. Cultura, Clima Organizacional e o Projeto Educativo
1.4. Projeto Educativo e Lideranças
2. Enquadramento e Estratégia
2.1. Enquadramento. Elementos de caracterização da comunidade educativa.
2.2. O Projeto Educativo no âmbito das políticas educativas e das orientações gestionárias
2.3. As Orientações estratégicas do Projeto Educativo: Visão, Missão e Objetivos
2.4. Metas e indicadores de verificação
3. Operacionalização da Estratégia
3.1. Definição dos processos de Monitorização, Comunicação e Apropriação por parte da comunidade educativa/stakeholders
3.2. Dimensões de (re)avaliação do Projeto
4. Validação e apresentação do documento final e de todos os instrumentos e documentos criados para a operacionalização.
Cronograma
- Formador: mariana isabel grazina
Mariana Isabel Maruta Grazina - CCPFC/RFO-07930/98
Professores indicados pela Direção do AE Terras de Larus
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (Decreto-Lei n.º 22/2014), a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.