Objetivos
Dotar os professores de competências que facilitem a implementação do projeto «DE Sobre Rodas» nas suas escolas.
Assente em 3 grandes pilares (aprendizagem do padrão motor “Saber Andar de Bicicleta”, educação rodoviária e educação para a cidadania), articulado com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, pretende-se:
a) Sensibilizar os participantes para a problemática da sustentabilidade ambiental, sedentarismo e obesidade infantil;
b) Alinhar o projeto de escola com a ENMAC e com o PEDE 21-25;
c) Implementar os eixos de atuação e as dinâmicas velocipédicas, no âmbito escolar;
d) Planear e implementar o projeto «DE Sobre Rodas», alinhado com o modelo pedagógico definido.
Conteúdos
A. Introdução a um novo paradigma de ensino (2h)
• Efeitos das alterações sociais no comportamento da população nas últimas duas décadas.
• Análise das vantagens e da valorização da utilização da bicicleta à luz da educação ambiental, para a sustentabilidade, a cidadania, a economia e para a saúde.
• O papel da escola:
No âmbito do projeto educativo;
Intervenção da disciplina de Educação Física – o passado, a atualidade e as ambições para o futuro;
Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).
B. Apresentação do projeto “Desporto Escolar sobre rodas” – Dimensão Gestão - (4h)
• Breve historial do projeto.
• Enquadramento institucional:
Alinhamento do projeto «DE Sobre Rodas» com a ENMAC e as medidas da responsabilidade da Educação, através do Desporto Escolar;
Fatores críticos de sucesso definidos pela ENMAC;
Definição da prioridade de intervir junto da população escolar, educando as gerações futuras para a mobilidade sustentável;
Mapeamento do projeto «DE Sobre Rodas» – Agrupamento de Escolas/Escolas Não Agrupadas (AE/ENA) envolvidas;
Articulação com outros projetos educativos (Educação para a Segurança Rodoviária e Educação para a Cidadania);
Sustentabilidade dos projetos com o estabelecimento de protocolos, com enquadramento da ENMAC em contexto local;
Boas práticas: Exemplos de referência em AE/ENA e de dinâmicas com parcerias locais.
C. “Pedala! Da Escola para a Vida”: Operacionalização do projeto «DE Sobre Rodas» – Dimensão Técnica - (19h)
• Competências essenciais para “Saber Andar de Bicicleta”:
Ações motoras: técnicas e habilidades;
Categorias das técnicas de ciclismo;
As técnicas básicas: montar, desmontar, pedalar (propulsão), condução, equilíbrio e coordenação, travar.
• Quando começar a aprender a andar de bicicleta?
• Da bicicleta de balanço à introdução da pedalada.
• O Modelo Pedagógico e Didático:
Questionários para aferição das condições, das motivações e dos interesses dos alunos – 1.º ciclo do ensino básico; 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário.
Gincanas de nível 1 e nível 2:
Destrezas, pontuação e significado;
Condições e recursos;
Estratégicas para as aulas.
Proposta metodológica de ensino-aprendizagem:
Exercícios para diferentes níveis (4).
• Recursos materiais, manutenção e reparações:
A bicicleta – considerações gerais sobre os tipos de bicicleta e ajustamento às caraterísticas do aluno;
Vestuário e acessórios;
Manutenção e Higienização: acondicionamento, ferramentas, substituição de componentes, reparações e afinações básicas.
• Educação Rodoviária:
Regras específicas, pedalar em segurança, sinalização, normas básicas de circulação, a prevenção rodoviária e a escola – propostas.
• Educação para a Cidadania:
«DE Sobre Rodas», Cidadania e Desenvolvimento: apresentação de propostas em conformidade com o PASEO.
• Ciclismo Adaptado:
Pressupostos e considerações gerais sobre a temática;
As classes do paraciclismo;
Iniciação ao ciclismo adaptado na escola: propostas de intervenção e estratégias específicas.
Cronograma
18 Dez, 22
Jan
18:00 – 22:00
13 e 27 Jan
9:00: 13:00
14:30 – 18:30
- Formador: Agostinho Silva
Agostinho Martins Silva - CCPFC/RFO-34509/14
Professores dos grupos 260 e 620
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 260 e 620.