Objetivos

Dotar os professores de competências que facilitem a implementação do projeto «DE Sobre Rodas» nas suas escolas.

Assente em 3 grandes pilares (aprendizagem do padrão motor “Saber Andar de Bicicleta”, educação rodoviária e educação para a cidadania), articulado com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, pretende-se:

a) Sensibilizar os participantes para a problemática da sustentabilidade ambiental, sedentarismo e obesidade infantil;

b) Alinhar o projeto de escola com a ENMAC e com o PEDE 21-25;

c) Implementar os eixos de atuação e as dinâmicas velocipédicas, no âmbito escolar;

d) Planear e implementar o projeto «DE Sobre Rodas», alinhado com o modelo pedagógico definido.


Conteúdos

A. Introdução a um novo paradigma de ensino (2h) 

Efeitos das alterações sociais no comportamento da população nas últimas duas décadas.

Análise das vantagens e da valorização da utilização da bicicleta à luz da educação ambiental, para a sustentabilidade, a cidadania, a economia e para a saúde.

O papel da escola:

No âmbito do projeto educativo;

Intervenção da disciplina de Educação Física – o passado, a atualidade e as ambições para o futuro;

Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).


B. Apresentação do projeto “Desporto Escolar sobre rodas” – Dimensão Gestão - (4h)

Breve historial do projeto.

Enquadramento institucional:

Alinhamento do projeto «DE Sobre Rodas» com a ENMAC e as medidas da responsabilidade da Educação, através do Desporto Escolar;

Fatores críticos de sucesso definidos pela ENMAC;

Definição da prioridade de intervir junto da população escolar, educando as gerações futuras para a mobilidade sustentável;

Mapeamento do projeto «DE Sobre Rodas» – Agrupamento de Escolas/Escolas Não Agrupadas (AE/ENA) envolvidas;

Articulação com outros projetos educativos (Educação para a Segurança Rodoviária e Educação para a Cidadania);

Sustentabilidade dos projetos com o estabelecimento de protocolos, com enquadramento da ENMAC em contexto local;

Boas práticas: Exemplos de referência em AE/ENA e de dinâmicas com parcerias locais.


C. “Pedala! Da Escola para a Vida”: Operacionalização do projeto «DE Sobre Rodas» – Dimensão Técnica - (19h)

Competências essenciais para “Saber Andar de Bicicleta”:

Ações motoras: técnicas e habilidades;

Categorias das técnicas de ciclismo;

As técnicas básicas: montar, desmontar, pedalar (propulsão), condução, equilíbrio e coordenação, travar.

Quando começar a aprender a andar de bicicleta?

Da bicicleta de balanço à introdução da pedalada.

O Modelo Pedagógico e Didático:

Questionários para aferição das condições, das motivações e dos interesses dos alunos – 1.º ciclo do ensino básico; 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário.

Gincanas de nível 1 e nível 2:

Destrezas, pontuação e significado;

Condições e recursos;

Estratégicas para as aulas.

Proposta metodológica de ensino-aprendizagem:

Exercícios para diferentes níveis (4).

Recursos materiais, manutenção e reparações:

A bicicleta – considerações gerais sobre os tipos de bicicleta e ajustamento às caraterísticas do aluno;

Vestuário e acessórios;

Manutenção e Higienização: acondicionamento, ferramentas, substituição de componentes, reparações e afinações básicas.

Educação Rodoviária:

Regras específicas, pedalar em segurança, sinalização, normas básicas de circulação, a prevenção rodoviária e a escola – propostas.

Educação para a Cidadania:

«DE Sobre Rodas», Cidadania e Desenvolvimento: apresentação de propostas em conformidade com o PASEO.

Ciclismo Adaptado:

Pressupostos e considerações gerais sobre a temática;

As classes do paraciclismo;

Iniciação ao ciclismo adaptado na escola: propostas de intervenção e estratégias específicas.


Cronograma

18 Dez, 22 Jan
18:00 – 22:00

13 e 27 Jan
9:00: 13:00
14:30 – 18:30


Formador(es)::

Agostinho Martins Silva - CCPFC/RFO-34509/14

: A231624T2
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121255/23
Modalidade: Curso de formação
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária João de Barros - Corroios
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 260 - Educação Física
Grupo disciplinar: 620 - Educação Física
Critérios de seleção:

Professores dos grupos 260 e 620

Vagas: 30
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 260 e 620.


Data de inicio da ação - Certificados: 18 de dezembro de 2023
Data de termino da ação - Certificados: 27 de janeiro de 2024