Objetivos
A Educação Inclusiva é uma realidade de discussão muito vincada na atualidade, estando no centro do debate nacional, veiculando o direito de todos à educação. Mas de que forma? Que condições são necessárias para uma verdadeira inclusão de pessoas com deficiência no meio escolar? O Decreto-lei 54/2018 – Educação Inclusiva, não alterar a visão do papel da educação inclusiva, de que forma está a ser interpretado? Estarão a ser atendidas todas a necessidades e respeitada a diversidade de cada aluno, garantindo a equidade de acesso a todos os instrumentos potenciados na participação ativas de todos os alunos, independentemente das suas características (funcionais, culturais, linguísticas, etc.)?
Importa juntar dos diversos intervenientes no processo de ensino-aprendizagem e refletir sobre o estado da inclusão no município do Seixal.
Conteúdos
- Enquadramento Teórico sobre a Educação Inclusiva;
- Apresentação das associações na área da deficiência do município do Seixal;
- Painel 1 –“Escola Inclusiva: A realidade atual!” (representante da CMSeixal; Intervenção
- Precoce do Seixal; CRI; Direção do Agrupamento das Escola Terras de Larus)
- Painel 2 – “Desafios” (Terapeuta; Representante da Associação Pais em Rede; CERCISA;
- Professor e aluno da uma sala de multideficiência)
- Debate sobre a Educação Inclusiva no Município do Seixal;
Cronograma
Mês |
Dia |
Ano |
Horário |
Nº Sessão |
Total Horas |
Dezembro |
4 |
2023 |
14.30h -18.30h |
1 |
4 |
- Formador: Patrícia Melo
Patrícia Filipa Simão Melo - Mestre em Ensino da Educação Física