Objetivos
Aprofundar os conhecimentos dos educadores, relacionando as orientações curriculares definidas para o ensino pré-escolar.
Convergir estratégias de ensino relativas ao dominio da oralidade e desenvolvimento da consciência fonológica.
Refletir sobre didáticas de ensino no âmbito da consciência fonológica.
Planificar e produzir materiais de apoio pedagógico.
Conteúdos
Parâmetros do desenvolvimento da linguagem oral na criança até à entrada no 1º ciclo. Propostas de estratégias de desenvolvimento da linguagem oral (rimas, lengalengas, canções, adivinhas, histórias, poemas, articulação de palavras).
Conceito de consciência fonológica : unidades da consciência fonológica.
Desenvolvimento da consciência fonológica (conceitos, percurso de desenvolvimento, estratégias de desenvolvimento da consciência silábica, consciência intersilábica e consciência fonémica).
A relação entre o desenvolvimento e o treino da consciência fonológica.
Estratégias de análise e manipulação das estruturas sonoras da língua.
Leve abordagem no domínio da consciência fonológica no contexto de aquisição do processo da leitura e da escrita
Cronograma
- Formador: tania reis
Tânia Barbosa dos Reis - CCPFC/RFO-40255/20
Exclusiva a professores indicados pela direção do AE Vale Milhaços
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 100 e 110.