Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem:

- Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática;

- Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional); 

- Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional).


Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE

- Ideias inovadoras do Currículo:

          o Matemática para a Cidadania;

          o Pensamento Computacional;

          o Diversificação de temas no currículo;

          o Matemática para todos.

- Os novos módulos e o seu racional:

          o Introdução à Inferência Estatística

          o Geometria sintética 

          o Matemática e arte

          o Distâncias inacessíveis

          o Álgebra de Boole

          o Modelos de grafos

          o Matemática financeira e fiscal

          o Matemática comercial

          o Matemática laboral

          o Biomatemática

          o Criptografia

- Operacionalização das Aprendizagens Essenciais.

- Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas:

          o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos;

          o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo 

          numérico e simbólico;

          o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a 

          smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; 

          o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de 

          problemas.

- Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.


Cronograma
20, 27 Set,
4, 11, 18, 25 Out,
8, 22, 29 Nov
e 6 dez

17:00 - 19:30

Formadora: Teresa Tiago

Formador(es)::

Teresa Odete Martelo Tiago - CCPFC/RFO-35038/14

: A230323
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118541/22
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária da Amora
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 500 - Matemática
Critérios de seleção:

Professores indicados pela Direção de AE/ENA

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do grupo 500

Data de inicio da ação - Certificados: 20 de setembro de 2023
Data de termino da ação - Certificados: 6 de dezembro de 2023