Objetivos

Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas

Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais

Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem)

Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras

Consolidar a implementação do ciclo:  Avaliar–Planear–Agir– Rever para a inclusão

Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens

Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais


Conteúdos

Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas 

Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018,  DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre:

o os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação;

o a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo;

o o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos;

o a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens;

o a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação. 

Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas 

Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. 

Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).

Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula 

Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas.

Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos.  

Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem 

Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens.

Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino.

O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação  formativa na sala de aula.


Cronograma

11, 12, 13, 14,  17, 18 de julho


9:00 às 13:00

Formadoras:
- Carmo Correia


Formador(es)::

Maria do Carmo Reis Perdigão M. M. Correia - CCPFC/RFO-23836/08

: A223923T3
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116449/22
Modalidade: Curso de formação
Regime: Presencial
Local: AE Pedro Eanes Lobato
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Professores do 1º ciclo do AE Pedro Eanes Lobato

Vagas: 15
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 11 de julho de 2023
Data de termino da ação - Certificados: 18 de julho de 2023