Objetivos
- Distinguir contextos históricos e geográficos em que ocorrem diferentes variedades linguísticas
- Identificar as características essenciais da língua mirandesa numa perspetiva contrastiva com o português e outras línguas românicas.
- Conhecer os traços fundamentais da evolução diacrónica da língua mirandesa a par das línguas ibéricas
- Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos
- Identificar, em textos escritos, a variação nos planos lexical e sintático
Conteúdos
- Os contextos históricos e geográficos em que ocorrem diferentes variedades linguísticas
- O processo de individualização do latim vulgar em romances ibéricos
- O contexto linguísico da formação das línguas do noroeste peninsular: da Galiza à Cantábria
- O astur-leonês no contexto das línguas novilatinas
- O mirandês no contexto das línguas astur-leonesas
- O abecedário - Os sons do mirandês - A Convenção Ortográfica – A(s) Adenda(s)
- Caraterísticas do mirandês numa perspetiva constrastiva:
- os ditongos crescentes
- a palatalização inicial
- o (falso) prefixo “des”
- as vogais átonas iniciais
- O artigo – definido/indefinido
- O nome – género e número
- O adjetivo – género e número
- Os pronomes – pessoais, demonstrativos, possessivos, relativos, interrogativos, indefinidos.
- As preposições
- Os numerais – cardinais e ordinais
- Os advérbios
- O verbo – tempo e modo - verbos regulares e irregulares
- A acentuação
- Os neologismos em mirandês (incorporação de palavras novas no léxico)
- A literatura de transmissão oral e o teatro popular, como referentes na construção da identidade
Cronograma
4, 6, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de julho21:00 - 23:00
- Formador: Ana Afonso
- Formador: Celina Fernandes
- Formador: Alfredo José Garcia Cameirao
- Formador: Alcides Meirinhos
Ana Alexandra Pires Afonso - NIF.: 229 022 642
Celina Maria Busto Fernandes - CCPFC/RFO-22018/07
Exclusiva a professores do curso de mirandês Nível 1
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.