Objetivos
O desenvolvimento da sociedade contemporânea traz à escola novos desafios.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória aponta para a capacitação dos alunos com capacidades mais complexas, exigidas ao profissional e cidadão do Séc XXI. Desenvolver habilidades complexas como resolver problemas de forma colaborativa, argumentar e criticar argumentos, pesquisar de modo profundo e criterioso.
Um objetivo pedagógico deve ser sempre passível de avaliação, de forma a que não fique reduzido a uma intenção vaga. Os instrumentos utilizados em grande escala nas escolas e que recorrem à testagem são redutores na avaliação de competências complexas, verificando-se, assim, a necessidade de ampliar o leque de instrumentos de avaliação: seminários, trabalhos em grupo, debates, produção de vídeos diversas e uma infinidade de outras tarefas ou projetos podem ser utilizados como instrumentos de avaliação constitui um grande desafio na efetividade e validade dessas formas de avaliação. Como avaliar tarefas complexas, considerando processo e produto, de forma objetiva, criteriosa e transparente? Uma alternativa para lidar com a avaliação de habilidades de mais alta complexidade é associar rubricas de avaliação a esses instrumentos de avaliação diferenciados. Pretende assim, esta ação, capacitar os docentes para a elaboração de rubricas de avaliação que permitam avaliar competências complexas e simultaneamente desenvolver nos alunos competências autorregulatórias da sua aprendizagem.
Conteúdosi. Compreender a natureza e princípios da avaliação
ii. Distinguir entre diferentes tipos e funções da avaliação;
iii. Compreender a relação entre a avaliação formativa e a qualidade do feedback
iv. Conhecer e compreender os componentes do feedback pedagógico;
v. Distinguir entre rubricas de caráter holístico ou analítico;
vi. Aprender a técnica de elaboração de rubricas de avaliação;
vii. Elaborar rubricas autorreguladoras da aprendizagem;
Cronograma
Mês |
Dia |
Horário |
Julho 2023 |
12 |
9H30/12H30 |
Julho 2023 |
13 |
9H30/12H30 |
- Formador: Sónia Silva da Costa
Professores 1º Ciclo AE Pedro Eanes Lobato
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstosno art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do Grupo 110.