Objetivos

O desenvolvimento da sociedade contemporânea traz à escola novos desafios.

O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória aponta para a capacitação dos alunos com capacidades mais complexas, exigidas ao profissional e cidadão do Séc XXI. Desenvolver habilidades complexas como resolver problemas de forma colaborativa, argumentar e criticar argumentos, pesquisar de modo profundo e criterioso.

Um objetivo pedagógico deve ser sempre passível de avaliação, de forma a que não fique reduzido a uma intenção vaga. Os instrumentos utilizados em grande escala nas escolas e que recorrem à testagem são redutores na avaliação de competências complexas, verificando-se, assim, a necessidade de ampliar o leque de instrumentos de avaliação: seminários, trabalhos em grupo, debates, produção de vídeos diversas e uma infinidade de outras tarefas ou projetos podem ser utilizados como instrumentos de avaliação constitui um grande desafio na efetividade e validade dessas formas de avaliação. Como avaliar tarefas complexas, considerando processo e produto, de forma objetiva, criteriosa e transparente? Uma alternativa para lidar com a avaliação de habilidades de mais alta complexidade é associar rubricas de avaliação a esses instrumentos de avaliação diferenciados. Pretende assim, esta ação, capacitar os docentes para a elaboração de rubricas de avaliação que permitam avaliar competências complexas e simultaneamente desenvolver nos alunos competências autorregulatórias da sua aprendizagem.

Conteúdos

i. Compreender a natureza e princípios da avaliação 

ii. Distinguir entre diferentes tipos e funções da avaliação; 

iii. Compreender a relação entre a avaliação formativa e a qualidade do feedback 

iv. Conhecer e compreender os componentes do feedback pedagógico;

v. Distinguir entre rubricas de caráter holístico ou analítico;

vi. Aprender a técnica de elaboração de rubricas de avaliação;

vii. Elaborar rubricas autorreguladoras da aprendizagem; 


Cronograma

Mês

Dia

Horário

Julho 2023

 12

9H30/12H30

Julho 2023

13

9H30/12H30



Formador(es):: Sónia Silva da Costa - Mestrado em Ciências da Educação
: 2023ACD31
Registo de acreditação: 20222023ACD31
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Critérios de seleção:

Professores 1º Ciclo AE Pedro Eanes Lobato

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstosno art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do Grupo 110.
Data de inicio da ação - Certificados: 12 de julho de 2023
Data de termino da ação - Certificados: 13 de julho de 2023