Objetivos
Necessidade do agrupamento promover práticas pedagógicas e didáticas no ensino experimental das ciências, em particular no 1º Ciclo, em articulação com o projecto “Ciências por miúdos” e o Clube Ciência Viva. Pretende-se discutir os principais desafios na implementação do Ensino Experimental das Ciências e o desenvolvimento de práticas promotoras da articulação vertical no Agrupamento.
A promoção da formação contínua dos docentes, “de forma generalizada”, na didática das ciências “a fim de aprofundar e consolidar as estratégias de realização de trabalho prático, sobretudo de base laboratorial, experimental e de campo…”, foi identificada como um dos aspetos a melhorar no decurso da ação de acompanhamento da IGEC relativamente ao Ensino Experimental das Ciências no AENA. O relatório também aponta para a necessidade da realização regular de sessões de trabalho internas que levem em conta a “diversidade de perfis e competências profissionais dos docentes do Agrupamento, de forma a promover a partilha de saberes e experiências, possibilitando o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas em ciências”.
No sentido de responder às necessidades identificadas, propomos a realização desta ACD, na qual pretendemos envolver professores do grupo acima referido.
Conteúdosi. Desenvolvimento do trabalho prático de base laboratorial, experimental e de campo em particular no 1º Ciclo;
ii. Abordagem dos conteúdos das ciências numa perspetiva STEAM;
iii. Articulação vertical no ensino das ciências, com o projecto “Ciências por miúdos” e Clube Ciência Viva.
Cronograma
Mês |
Dia |
Horário |
julho |
18 |
14:30 -17h30 |
julho |
19 |
14h30-17h30 |
- Formador: Jorge Gonçalves
- Formador: Liliana Miranda
Liliana Patrícia de Sousa Miranda – Licenciada em Ensino da Biologia e Geologia
Professores do grupo 110 - Agrupamento
de Escolas de Nun’Álvares
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do Grupo 110.