Objetivos

- Apoiar os professores a promover novas abordagens, mais práticas e contextualizadas no currículo que promovam a interdisciplinaridade numa perspetiva STEM;

- Proporcionar conhecimento sobre recursos e metodologias de aprendizagem baseadas em projetos;

- Explorar e manipular experimentalmente exemplos de atividades STEM;

- Abordar o tema da sustentabilidade;

- Abordar novos recursos educativos na exploração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);

- Conhecer o projeto europeu Science on Stage e como participar, o que permitirá visibilidade internacional aos professores e respetivas escolas.


Conteúdos

i. Abordagem STEAM (Science, Tecnology, Enginnering, Arts and Mathematics);

ii. Metodologia pedagógica de projeto (Inquiry-based learning);

iii. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na sala de aula + Recursos educativos e exemplos práticos hands-on.


Cronograma
10 de julho
9:30 -- 12:30

Formador(es)::

Isabel Almeida Borges / Mestre em Supervisão Pedagógica

: 2223ACD29
Registo de acreditação: 2223ACD29
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: Presencial
Local: Escola Básica Pedro Eanes de Lobato
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Grupo disciplinar: 230 - Matemática e Ciências da Natureza
Grupo disciplinar: 500 - Matemática
Grupo disciplinar: 510 - Física e Química
Grupo disciplinar: 520 - Biologia e Geologia
Critérios de seleção:

Prioridade para os professores do AE Pedro Eanes de Lobato;

Vagas: 30
Carga horária presencial: 3
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupo 110, 230, 500, 510 e 520.
Data de inicio da ação - Certificados: 10 de julho de 2023
Data de termino da ação - Certificados: 10 de julho de 2023