Objetivos
Sabemos, hoje, que as experiências vividas nos primeiros anos de idade revestem-se de uma grande importância no desenvolvimento e aprendizagem da criança, conduzindo a benefícios significativos para o seu percurso de vida. Também sabemos que as crianças aprendem e desenvolvem-se bem na interação com pessoas que cuidam delas, que as respeitam e lhes conferem segurança; pessoas atentas e sensíveis às suas particularidades, criando espaços desafiadores, pessoas de referência na sua vida, como serão os familiares próximos bem como profissionais ao longo da infância. Sabemos ainda que, só atuando de forma integrada e colaborativa se conseguirá a garantia de elevar a qualidade de respostas a todas as crianças e valorizá-las como sujeitos, bem como o reconhecimento dos profissionais enquanto facilitadores do desenvolvimento e aprendizagem. Acreditamos que esta articulação promoverá, certamente, a angariação de contributos indispensáveis para a (re)significação da intervenção com crianças nos primeiros anos de idade, pautada pelo seu respeito e participação.
A presente ACD tem como objetivos apoiar todos os que interagem com crianças nos primeiros anos: a) a assumir um novo olhar sobre a criança e que esse olhar a encontre como pessoa, independentemente de apresentar comprometimentos no seu desenvolvimento; b) a analisar, refletir e questionar os seus modos de ser e agir, no sentido de construírem ambientes desafiadores, flexíveis, inclusivos e adequados às singularidades de todas e cada uma das crianças.
Conteúdosi. Políticas públicas para a Educação de Infância
ii. Modelo de desenvolvimento focado na criança e centrado na família
iii. Vinculação / Afetividade nos primeiros anos de idade
iv. Metodologia de consultoria colaborativa entre Equipas
v. Construção de ambientes inclusivos
vi. Perturbações na relação e comunicação
vii. Perturbações do sono em crianças com perturbações do espetro do autismo
viii. Transição de crianças com perturbação do espetro do autismo para a escolaridade obrigatória
Cronograma
Online
26 e 27 junho
17:30 – 20:30
- Formador: Gabriela Leite
- Formador: Ana Pereira
- Formador: Isabel Maria Tomázio Correia
Isabel Tomázio Correia - Doutoramento em Educação
Gabriela Alexandra da Silva Leite - Mestrado em Educação Especial
Ana Lúcia Pereira - Mestrado em Educação Especial
Ordem de inscrição
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.