Objetivos
A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos sistemas educativos (e.g., docentes, gestores escolares, decisores políticos, encarregados de educação). A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. (…) A avaliação não pode nem deve ser encarada como um processo isolado ou desligado do currículo e do desenvolvimento curricular. Nestes termos, as conceções e práticas de avaliação estão intimamente associadas às conceções curriculares e, concomitantemente, às conceções que se sustentam acerca do ensino e da aprendizagem. Isto significa que o entendimento que temos sobre a educação em geral e sobre o papel das escolas, assim como as nossas ideias sobre a aprendizagem e o ensino, influenciam fortemente o que pensamos acerca da avaliação das aprendizagens e das suas práticas. Estas são ideias que deverão orientar as tomadas de decisão a qualquer nível dos sistemas educativos, desde o nível político, passando pelo nível da administração da educação, até ao nível pedagógico no contexto das escolas e das salas de aula. Fernandes, D. (2019). “Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica” - Texto de Apoio No contexto de mudanças significativas ao nível da gestão do currículo, e face à necessidade de apoiar os professores e as escolas no processo de melhoria das práticas de avaliação pedagógica, foi definido o Projeto MAIA, que visa contribuir para um incremento das competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens por parte dos professores e apoiar e acompanhar as escolas no desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação.


Conteúdos
1. Objetivos, organização e relevância do Projeto MAIA - 1h00;
2. Natureza e fundamentos da avaliação– 1h00;
3. Processos de avaliação pedagógica – 4h00:
3.1. Práticas de avaliação pedagógica (formativa e sumativa);
3.2. Feedback: natureza, distribuição e utilização pelos alunos e professores;
3.3. Aprendizagens Essenciais, critérios de avaliação, descrição de níveis de desempenho e Standards;
3.4. Processos de recolha de informação


Cronograma

26 Abril e 3 Maio

18:30 – 21:30



Formador(es)::

Carla Portugal Ribeiro - Mestrado em Ciências da Educação

: ACD025
Registo de acreditação: 20222023ACD02
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção: Ordem de inscrição
Vagas: 30
Carga horária presencial: 6
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Data de inicio da ação - Certificados: 26 de abril de 2023
Data de termino da ação - Certificados: 3 de maio de 2023