Objetivos
• Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nos novos programas de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática;
• Aprofundar o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelos novos programas de Matemática para o Ensino Básico;
• Realizar experiências de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e alertados para os problemas que possam surgir na prática de ensino dos novos programas de Matemática para o Ensino Básico.
Conteúdos
i. Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico (novos programas 2021);
ii. Articulação entre diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas transversais, incorporando as capacidades e atitudes gerais transversais;
iii. Práticas de ensino promotoras do desenvolvimento integrado de temas matemáticos, capacidades matemáticas transversais e capacidades e atitudes gerais transversais, com ênfase nas tarefas, formas de as explorar e recursos como algumas ferramentas tecnológicas.
Cronograma
Mês |
Dia |
Ano |
Horário |
Nº Sessão |
Total Horas |
abril |
14 |
2023 |
9h:30/12:30 |
1 |
3 horas |
junho |
6 |
2023 |
18h:30/21:30 |
1 |
3 horas |
- Formador: Carla Ribeiro
Carla Portugal Ribeiro - Mestre em Ciências da Educação
Professores do Grupo 110 do AE Paulo da Gama
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.